Home > Notícias do Centro > Notícias > Viva o Centro: Anhangabaú é inadequado a eventos de massa

Viva o Centro: Anhangabaú é inadequado a eventos de massa

05/06/2006

Viva o Centro:

Anhangabaú é inadequado a eventos de massa

 

A Associação Viva o Centro tem sido incansável na luta pela integridade do Vale do Anhangabaú ? o parque do Centro de São Paulo. E volta a insistir: eventos de massa são completamente inadequados ao espaço por vários motivos.

 

São grandes os prejuízos que o ruído e a aglomeração humana inerentes a eventos desse tipo podem causar às atividades das centenas de escritórios, escolas e auditórios localizados nos prédios do Vale, com o agravante de que tais eventos costumam começar muito antes e se estender até muito depois das apresentações propriamente ditas. Jardins e fontes, resultantes de um paciente trabalho, de anos de dedicação, e que produzem a agradável paisagem que se vê hoje, também podem ser drasticamente danificados. 

 

No começo da década de 1990, o Anhangabaú passou por ampla reforma e recebeu novo paisagismo, enquanto o tráfego pesado, de passagem, era direcionado para o túnel. Mesmo assim, como os grandes shows de massa continuaram a obter autorização da Prefeitura para serem realizados no Vale, árvores e jardins tinham pouca chance de se desenvolver plenamente. Depois de cada evento, o logradouro ficava com o aspecto de terra arrasada, com canteiros pisoteados, árvores quebradas, plantas arrancadas. Portas e janelas dos edifícios em volta eram destruídas por vândalos, assim como orelhões e postes históricos e as paredes motivo de novas pichações. Foram anos de luta para mudar esse quadro.

 

A atual beleza do Anhangabaú, sua conservação e aparência de verdadeiro cartão postal do Centro se devem aos esforços de mais de uma década empreendidos pela Viva o Centro, empresas a ela associadas e as Ações Locais Anhangabaú e Praça Ramos. Os jardins e fontes são mantidos pelo BankBoston, o mesmo acontece com os jardins da Praça Ramos de Azevedo, mantidos pelo Grupo Votorantim, e passeios e esculturas, pela Klabin.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.