Home > Notícias do Centro > Notícias > Viva o Centro se engaja em mais uma edição da Hora do Planeta em prol do meio ambiente

Viva o Centro se engaja em mais uma edição da Hora do Planeta em prol do meio ambiente

13/03/2019

 A Hora do Planeta é o maior movimento de proteção ambiental do nosso planeta. Ela nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália, e logo ganhou o mundo. Todos os anos, centenas de milhões de pessoas se unem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos problemas das mudanças climáticas e de como todos nós podemos fazer algo para reverter esse quadro. O básico sobre a Hora do Planeta você deve conhecer ou pelo menos já ouviu falar. É aquele momento em que, uma vez por ano, se apagam as luzes por uma hora, das 20h30 às 21h30.

Mas, você pode ir além, promovendo ações para que mais pessoas se envolvam neste movimento em prol do meio ambiente, gerando conscientização de ações contínuas e mudanças de comportamento. Para te ajudar a começar, aqui estão algumas ideias, seja para cidades, empresas em geral, restaurantes, bares e cafés, hotéis, escolas e grupos de indivíduos:  


APAGUE AS LUZES No dia da Hora do Planeta, apague as luzes de fachadas e ambientes da empresa que não comprometam a segurança do local.  

 

A Associação Viva o Centro participa do movimento desde 2010, portanto, há 9 anos envolvendo ações locais, associados, comerciantes, seguidores em redes socais, com um alcance de cerca de 20 mil pessoas por ano a cada edição da Hora do Planeta, que vem crescendo mundialmente a cada ano.

 

E nesse ano não será diferente.

Em 2019, o auge da Hora do Planeta será no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30. E, você, como vai participar?

 

PRECISAMOS AGIR AGORA!

♦ A cada ano, por causa do consumo desenfreado e do desperdício, estamos terminando mais cedo os recursos naturais disponíveis para o período. Em 2018, foi em 1º de agosto.

♦ As áreas úmidas são a categoria mais afetada pelas atividades humanas, e já perdeu 87% de sua extensão.

♦ A pesca excessiva e a poluição pelo plástico estão ameaçando nossos oceanos. Já a poluição, a fragmentação e a destruição de habitats estão acabando com a biodiversidade da água doce.

♦ O Brasil possui a maior área de floresta tropical contínua do planeta, o que ajuda a regular o clima, produzir água, estocar carbono e muito mais.

♦ Nos últimos 50 anos, 20% da Amazônia já desapareceu. Se o desmatamento atingir 25% a floresta poderá entrar em um "ponto de não retorno", em que passará por um processo irreversível de savanização.

♦ O desmatamento já atingiu mais de 50% do Cerrado. Ali estão as nascentes dos mais importantes rios brasileiros, como o Paraná, o Tocantins e o São Francisco.

♦ No Brasil existem oficialmente 3.286 espécies ameaçadas em flora e fauna. O maior número se encontra na Mata Atlântica.

 

O Movimento "Hora do Planeta" é idealização da WWF-Brasil, organização não-governamental brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida, com o propósito de mudar a atual trajetória de degradação socioambiental. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países.

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.