Home > Quem Somos > Conquistas > Complexo Cultural Júlio Prestes

Complexo Cultural Júlio Prestes

Este projeto, que recebeu no ano 2000 o Prêmio ECO de Cultura da Câmara Americana de Comércio, transformou a antiga Estação Júlio Prestes num Complexo Cultural de padrão internacional, contemplando a implantação de uma sala de concertos, que recebeu o nome de Sala São Paulo, salão para música de câmara, estúdio de gravações, salas de ensaios, restaurantes e garagem para 600 veículos. As suas dimensões e um sistema de forro totalmente móvel, único no gênero, criaram na Sala São Paulo as condições ideais para a execução de qualquer tipo de música, fazendo dela uma das melhores salas de concerto do mundo.

A Associação Viva o Centro teve participação decisiva na articulação da parceria montada para a sua realização. Esta parceria envolveu o Governo do Estado, a Telefônica, da Nossa Caixa e o BankBoston com o apoio do Ministério da Cultura.

A Associação Viva o Centro promoveu ainda estudos urbanísticos visando a requalificação do histórico bairro central da Luz, onde se encontra o empreendimento, e editou o livro "Pólo Luz - Sala São Paulo, Cultura e Urbanismo", que registra todos os projetos e estudos realizados, potencializando a vocação cultural do bairro da Luz.

O projeto do Polo Cultural Luz foi recentemente ampliado, com o acréscimo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, antiga Universidade Livre de Música (ULM), funcionará no Largo General Osório no "Memorial à Liberdade" instalado no recém recuperado edifício do antigo DOPS, que, agora, abrigará o Memorial do Cárcere e o Museu do Imaginário do Povo Brasileiro.

Gostou? Então compartilhe.