Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

11/03/2020

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta, a partir do dia 19 de fevereiro, a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade. Sucesso de público, a mostra bateu recorde de visitação do CCBB Rio de Janeiro, onde recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas. A exibição fica em cartaz na capital paulista até o dia 11 de maio, com entrada gratuita.

A mostra reúne 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, que possui o segundo maior acervo sobre o tema do mundo, e inclui esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, objetos litúrgicos e ostracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais). Também fazem parte da mostra um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

Na exposição, as peças são organizadas em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias. Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais.

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

De 19 de fevereiro a 11 de maio

CCBB São Paulo | R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo

Terça a domingo, das 9h às 21 horas

Entrada gratuita

Creditos 

Foto: Tereza Cristina Ferreira Batista

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.