Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
250 anos da Praça João Mendes
Abrigando a Igreja de São Gonçalo, o Teatro São José e o Fórum João Mendes Jr., a Praça Dr. João Mendes está completando 250 anos de história. Atenta, a Ação Local João Mendes, entidade filiada e organizada pela Associação Viva o Centro, adotou a requalificação do espaço como prioridade e trabalha para que até o fim desta semana termine a implantação de um novo paisagismo na praça.
Fundada no ano de 1756, quando começou a se construir a Igreja de São Gonçalo pela Irmandade de N. S. Conceição e São Gonçalo Garcia, a Praça João Mendes já abrigou a Câmara Municipal e a Assembléia Legislativa até 1937. Na década de 1950 recebeu o Fórum João Mendes, que hoje é o maior fórum civil do Brasil.
A região da Praça é conhecida pelos paulistanos como centro jurídico, pois além de abrigar o Fórum, também acolhe o Tribunal de Justiça de São Paulo, que ocupa o quarteirão entre a Praça da Sé e a Praça Dr. João Mendes.
O local foi conhecido no final do século XIX por possuir o maior teatro da época, o São José, que apresentou entre vários eventos culturais, as peças de Castro Alves. Possui uma área verde de 6000 m2, abriga 33 árvores e o busto de João Mendes.
A Ação Local João Mendes assinou em dezembro do último ano dois Termos de Cooperação com a Subprefeitura da Sé, onde formalizava a adoção da Praça João Mendes e do Largo 7 de Setembro. No dia 22/5, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, foi organizado o evento ?Praça Dr. João Mendes ? 250 anos?, que abordou a história do local e contou com a presença de cerca de 80 pessoas.
O projeto de recomposição do paisagismo e requalificação da Praça é de autoria do arquiteto André Graziano e está sendo coordenado por Carmen Patrícia Coelho Nogueira, presidente da Ação Local João Mendes.
A Praça passa por um processo de adubação. Foram colocados até agora cerca de 4800 Kg de terra vegetal nos canteiros. O próximo passo da Ação Local será pedir bancos para a Praça.
As comemorações dos 250 anos da João Mendes seguem na terça-feira (20/5), às 18h, com uma missa na Iigreja de São Gonçalo. Informações sobre o logradouro podem ser obtidas pelo site www.pracajoaomendes.v10.com.br.
|