Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
2ª Virada Cultural no grande palco do Centro, este fim de semana
Sair de casa, ganhar o espaço público, acompanhar todo tipo de espetáculo ou show, ver de perto artistas famosos e outros nem tanto. Promete ser intensa e animada a 2ª Virada Cultural, evento artístico-cultural de 24h na cidade de São Paulo, das 18h do próximo sábado (20/5) às 18h do domingo (21/5), quando começa a última apresentação. O megaevento vai tomar todos os quadrantes, com ênfase especial no Centro, área que reúne o maior número de equipamentos culturais da metrópole, com organização da Prefeitura, Governo do Estado, Sesc e São Paulo Turismo.
O show de abertura da Virada Cultural 2006 será o da banda Mantiqueira e João Bosco, no Anhangabaú com a Avenida São João, às 18h do sábado (20/5). Estão inseridas na programação atividades no campo musical, artes plásticas, teatro, além de exposições e oficinas interativas. A Prefeitura de São Paulo confirmou o evento mesmo depois dos incidentes do último final de semana, garantindo sua realização, em segurança, com toda programação.
Como na Europa
A 1ª Virada Cultural aconteceu no ano passado, nos dia 20 e 21/11, quando se apresentaram mais de três mil artistas em 250 locais, e foi inspirada nas ?Noites Brancas?, que ocorrem nas grandes cidades européias, como Paris, Madri e Roma.
A programação deste ano receberá um número bem maior de participantes, cerca de cinco mil, em mais de 500 apresentações, envolvendo 1.800 técnicos. A maioria das atividades se concentrará no Centro da cidade, e por isso, o Metrô e o transporte público estarão funcionando integralmente enquanto transcorrer o evento.Várias instituições participarão da Virada, entre elas a Caixa Cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Centro Brasileiro Britânico.
As Ações Locais, entidades sem fins lucrativos, organizadas e supervisionadas pela Associação Viva o Centro estão ajudando na realização da 2ª Virada Cultural de São Paulo, incentivando os comerciantes da região central a deixarem seus estabelecimentos abertos o maior tempo possível enquanto vigorar a programação, de modo a que o público possa ter um bom atendimento. O Vale do Anhangabaú, por exemplo, terá 15 atividades ininterruptas, da abertura da Virada, até às 14h do outro dia, com História do Samba Paulista.
Novidades
Algumas surpresas aguardam os visitantes desta edição do evento. As pessoas que vierem às atividades noturnas na região central se confrontarão com a imagem de um disco voador que se deslocará pelos prédios do Centro, Avenida Paulista e Rua da Consolação. O espetáculo de dança ?Visões Urbanas?, no domingo (21/5), às 15h, no Pátio do Colégio, será a última apresentação dos dois grupos que o integram antes do Festival Internacional de Dança, em Coimbra-Portugal.
A população terá à disposição nos bairros 250 banheiros químicos perto dos eventos. Foram montados 20 palcos para shows, sendo que 17 pontos vão contar com ambulâncias para eventuais emergências. A segurança será reforçada por 100 brigadistas de incêndio e 350 seguranças.
O encerramento das atividades será com a Orquestra Sinfônica Municipal, às 18h do domingo (21/5), no Museu do Ipiranga. A entrada para todas as apresentações é gratuita. Para saber de toda programação acesse o site www.viradacultural.com.br.
|