Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
5ª Mostra Latino-Americana de teatro de grupo no CCSP
A 5ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, da Cooperativa Paulista de Teatro, vai reunir no Centro Cultural São Paulo, onze companhias teatrais da América Latina, EUA e África. Cinco brasileiras (das cidades de Teresina, Uberlândia-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Florianópolis-SC), quatro da América Latina (Colômbia, Peru, Chile e Argentina), uma companhia hispânica com sede em Miami, nos Estados Unidos, e uma de Luanda, em Angola.
Entre os destaques internacionais estão o chileno Tryo Teatro Banda, que abre a Mostra no dia 20/4 com uma mistura de teatro e música executada ao vivo, usando instrumentos musicais indígenas para contar o início da história do Chile. Do Brasil vem o Grupo Tá na Rua, de Amir Haddad, que completa 30 anos em 2010, para fazer um ensaio aberto sobre seu atual processo de pesquisa, cujo tema é a última crise financeira mundial, pré-intitulado A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo...
Todos os trabalhos dos grupos são inéditos
Patrocinada pela Petrobras, com co-patrocínio do Programa de Ação Culltural ? PROAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, da Caixa Econômica Federal e da Funarte/Ministério da Cultura, a 5ª Mostra será um espaço para a troca de experiências entre os grupos participantes, e dos grupos com o público, que tem o acesso gratuito a todas as atividades.
Atividades Paralelas
Além das peças teatrais, acontecem no evento as demonstrações dos processos criativos das companhias, com exibição de técnicas, influências e práticas de exercícios cênicos. Também acontecerá um encontro sobre a formação de uma liga latino-americana de teatro, com a presença do representante do fundo ibero-americano para as artes cênicas ? o Iberescena, Guillermo Heras, convidado pelo Centro Cultural da Espanha/AECID ? Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, e também de Marcelo Bones (diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte), Ney Piacentini (presidente da Cooperativa Paulista de Teatro) e Carlos Zatizabal (Corporação Colombiana de Teatro). Haverá ainda a reunião da OISTAT (Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro).
Como apoio para a formação de público para o teatro e
aprimoramento dos artistas convidados, a Mostra publica durante o encontro o
jornal ?O Latino-Americano?, que além de artigos, entrevistas e reportagens,
conta com a colaboração de quatro críticos: dois de língua espanhola e dois
brasileiros. Assim, cada espetáculo será analisado em duas visões e
O Espaço da Mostra exibe uma exposição de fotos, material gráfico, de imprensa e vídeos das edições anteriores, além de uma banca com diversas publicações teatrais do Brasil e América Latina.
Espetáculos
20 de abril ? terça-feira, 18h, Sala Jardel Filho
Pedro de Valdivia: La Gesta Inconclusa - Companhia Tryo Teatro Banda / Santiago-Chile. Duração: 70 min / Classificação: 13 anos Sinopse: Humorístico e trágico, com canções e muitos instrumentos executados ao vivo ? instrumentos indígenas mapuches, guitarrão chileno, charango e outros mais conhecidos como violino e acordeom ?, três jograis dão vida a esta história onde se representam os primeiros anos da conquista do Chile, tendo como fio condutor as cartas que o conquistador Pedro de Valdivia enviou ao Rei da Espanha Carlos V.
21 de abril ? quarta-feira, 18h, Sala Ademar Guerra Estranhas Galinhas - Grupontapé de Teatro/ Uberlândia ? Minas Gerais. Duração: 60 min. / Classificação: 16 anos Sinopse: A peça, escrita por Fernando Limoeiro, é inspirada
no conto ?Um senhor muito velho com suas asas enormes?, de Gabriel García
Márquez, e resgata traços da religiosidade e da cultura popular mineira.
Vivendo isoladas dos olhares do povo, três irmãs devotas e seguidoras de São
Roque, se vêem diante do imprevisível e buscam em outros olhos, a cumplicidade
de cada momento daquela semana de carnaval
21 de abril ? quarta-feira, 19h, Sala Jardel Filho Hotel Komarca - Companhia Henrique Artes / Luanda ? Angola Duração: 90 min. / Classificação: 18 anos Sinopse: A história de sete detidos que vivem as emoções e paixões dentro de uma cela, onde o medo e a coragem pela sobrevivência andam de mãos dadas. Um recheio de comédia e melodrama, na qual a encenação e enredo se unem para criar uma sólida análise sobre o cotidiano dos presos, suas angústias e aspirações.
22 de abril ? quinta-feira, 18h ? Sala Jardel Filho Teruel y La continuidad del sueño - Companhia El Bachín Teatro / Buenos Aires ? Argentina Duração: 60 min / Classificação: 16 anos Sinopse: A obra põe em relevo o destacado papel que artistas
e intelectuais do mundo todo assumiram na guerra contra o fascismo e nos
questiona sobre a função da arte. A ação se passa
22 de abril ? quinta-feira, 18h ? Espaço Maquinaria (Rua Treze de Maio, 240 - Bela Vista - Tels.: 3853-3651 / 3259-7580) Cidade Desmanche - Companhia Teatro de Narradores / São Paulo ? São Paulo. Duração: 90 min / Classificação: 14 anos Sinopse: Na peça, seguimos duas trajetórias que aos poucos vão se cruzando. De um lado, um ex-presidiário que está à procura dos elos perdidos: a mulher com quem viveu antes da prisão, a cidade que já não reconhece. De outro lado, um coreano que integra um esquema de falsificação de documentos e manutenção ilegal de bolivianos na cidade. Com o esquema desarmado pela polícia, passa a ser perseguido por esta e os bandidos que integravam o esquema ao mesmo tempo. A busca de um e a fuga de outro se confundem e produzem um encontro inusitado. Nesse duplo percurso, figuras do centro da cidade atravessam. Uma banda acompanha esse movimento, dando corpo e som à dupla narrativa. Cidade Desmanche é a imagem para essa cidade onde as relações se desfazem, onde os destinos confundem busca e fuga, onde a vida já não responde pelo nome.
23 de abril ? sexta-feira, 21h, Sala Ademar Guerra Rosita Contratodo - Grupo Rapsoda Teatro / Bogotá ? Colômbia Duração: 60 min / Classificação: 12 anos Sinopse: Criação coletiva resultado da colaboração entre a escritora Diana Raznovich (Argentina), a diretora Margarita Borja (Espanha) e o Grupo Rapsoda da Colômbia. A personagem da jovem Rosita se desmembra em 3 perfis, a aérea, a terrestre e a amortalhada, que transita pela saqueada região da Catatumbo para revelar as vivências que atravessam as mulheres vítimas do tráfico sexual.
23 de abril ? sexta-feira, 21h, Sala Jardel Filho Los Ríos Profundos - Grupo Cuatrotablas / Lima - Perú. Duração: 70 min / Classificação: 16 anos Sinopse: É uma leitura coral e dançada baseada no livro homônimo de José Maria Arquedas. Inspirando-se em um coro grego, quatro atores representam um Coro Arguedeano, criando seu próprio coro andino. Através de suas ações cantadas e dançadas, interpretam o protagonista, Ernesto, um menino de 13 anos, confuso por seus descobrimentos do mundo, e da relação complexa com seu pai, e dão vida aos Ernestos adultos: o Arguedas professor universitário, o Arguedas de pesadelos e insônias, às mulheres presentes e matriarcais.
24 de abril ? sábado, 14h, Sala Adoniran Barbosa A Alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo... Grupo Tá na Rua / Rio de Janeiro-RJ Classificação: 12 anos Sinopse: As bases práticas da companhia liderada pelo diretor Amir Haddad serão exibidas no sábado da Mostra, na forma de exercícios sobre a pesquisa que desembocará no próximo espetáculo do Tá na Rua, baseado na última crise financeira mundial e com um título provisório irreverente. A companhia carioca ocupará um novo formato de exibição teatral, proposta pela Mostra, onde o processo estético ganha espaço em uma proposta híbrida que une procedimentos de ensaios e apontamentos de futuros resultados. Na ocasião o Grupo lançará o livro Teatro Sem Arquitetura, Dramaturgia Sem Literatura, Ator Sem Papel.
24 de abril ? sábado, 17h, Sala Ademar Guerra Livres e Iguais - Companhia Teatro Sim Porque Não? / Florianópolis-SC. Duração: 55 min / Classificação: 6 anos Sinopse: ?Livres e Iguais? é um trabalho de teatro de formas animadas inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cenas do duro cotidiano das grandes cidades, onde pessoas são obrigadas a sobreviver do lixo, a disputar um lugar para morar, onde há falta de trabalho, são entremeadas por imagens de lirismo e poesia.
Gostou? Então compartilhe.
+ MAPA DO SITE- MAPA DO SITE
Rua Barão de Itapetininga, nº 88 - 10ºand - República - São Paulo/SP - Telefone: 11 3556-8999
© 2023 ASSOCIAÇÃO VIVA O CENTRO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
|