5º Festlatino exibe mais de 100 filmes com entrada gratuita, em São Paulo
Desta segunda (12/7) a domingo (18/7) o Memorial da América Latina juntamente com Cinesesc, Cinemateca, Museu da Imagem e Som, e Cinusp, realizam o 5ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano. No programa, filmes dos cineastas mais premiados do continente.
Estão previstas exibições de longas recentes de mais de 15 países, em grande parte inéditos no país; uma retrospectiva com sucessos de público e crítica desta década; competição de curtas-metragens produzidos em escolas de cinema e um programa comemorativo do Bicentenário da Independência da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela; além de debates, palestras e uma série de oficinas ministradas por profissionais do Brasil e do exterior.
Um dos homenageados é o brasileiro João Batista de Andrade, consagrado por ?O Homem Que Virou Suco? (1980), eleito melhor filme no Festival de Moscou, e um dos idealizadores do Festlatino. O cineasta, que dirigiu cerca de 40 títulos em quase meio século de carreira, recebe agora sua primeira mostra abrangente, com exibição de títulos como "Doramundo" (1978), "A Próxima Vítima" (1983) e "O País dos Tenentes" (1987). Sua trajetória como documentarista também está representada: ?Liberdade de Imprensa? (1966), ?Greve!? (1979) e ?Vlado ? 30 Anos Depois? (2005) estão na programação.
Dentre os contemporâneos, títulos premiados em festivais afora serão exibidos pela primeira vez no Brasil. O público terá a oportunidade de assistir ao vencedor de melhor direção e roteiro no Festival de Sundance 2010, ?Zona Sul?, de Juan Carlos Valdivia; e o equatoriano "Impulso" (2009), de Mateo Herrera, prêmio de melhor filme do Festival de Toulouse.
A retrospectiva histórica desta edição contempla as produções latino-americanas de maior destaque entre os anos 2000 e 2009, período em que vimos o cinema do continente conquistar grande repercussão internacional. No cardápio estão presentes sucessos de bilheteria como ?Nove Rainhas?, do argentino Fabian Bielinsky, visto por mais de um milhão de espectadores em seu país; ?E Tua Mãe Também?, do mexicano Alfonso Cuarón, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2003.
Sucesso nos cinemas brasileiros, na Europa e nos Estados Unidos, ?Cidade de Deus?, de Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações ao Oscar e foi visto por mais de três milhões de espectadores no Brasil. Outro cineasta brasileiro de circulação internacional, Walter Salles, assina a co-produção entre Argentina, Brasil, Peru, Chile e Estados Unidos, ?Diários de Motocicleta?, obra que obteve mais de 40 prêmios e/ou indicações internacionais. Já ?O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias?, de Cao Hamburger, foi selecionado para o Festival de Berlim, venceu o prêmio da critica em Guadalajara, o prêmio do público no Festival do Rio e foi eleito pelo júri internacional da Mostra de São Paulo como a melhor ficção do evento.
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como objetivo divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da América Latina. Realizado pelo Memorial da América Latina, o Festlatino conta desde o início com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e é organizado pela Associação do Audiovisual.
Serviço:
5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Data: 12 a 18 de julho de 2010
Locais:
Memorial da América Latina ? Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, Barra Funda.
Cinesesc ? Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar
Sala Cinemateca - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana
Museu da Imagem e do Som ? Av. Europa, 158, Jardim Europa Cinusp Paulo Emílio ?
Rua do Anfiteatro 181 favo 4, Cidade Universitária
Grátis
Clique no link a seguir para conferir a programação completa:
http://www.festlatinosp.com.br/
|