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A música está de volta no MariAntonia
O ciclo de concertos mensais do Centro Universitário Maria Antonia retoma suas atividades neste segundo semestre de 2005 com a apresentação do músico Guilherme de Camargo, nesta quarta-feira (28/9), às 20h30.
Guilherme leva ao MariAntonia o recital ?Teorba e guitarras: três séculos de cordas dedilhadas?, idealizado a partir de extensa pesquisa musicológica para narrar a história dos diferentes instrumentos de cordas dedilhadas.
Cada período estético é retratado no concerto por meio de peças específicas para diversos instrumentos da família das cordas tocados pelo músico. São utilizados o alaúde renascentista, a guitarra barroca, a teorba e a guitarra romântica, demonstrando o caminho percorrido até a solidificação do instrumento que hoje chamamos de violão.
O que é o que
Alaúde Renascentista: com oito cordas duplas, originou-se do instrumento árabe introduzido pelos árabes na Península Ibérica no século VII. Na Europa ganhou características próprias e é talvez o instrumento de cordas dedilhadas que recebeu o maior repertório, incluindo compositores como Dowland e Vicenzo Galilei.
Teorba: com 14 cordas simples, foi um dos principais instrumentos de acompanhamento do canto nos séculos XVII e XVIII. Seus bordões têm uma sonoridade bastante peculiar.
Guitarra barroca: desempenhou papel de vital importância na música dos séculos XVII e XVIII, como instrumento acompanhador e solista. Compositores de renome como Gaspar Sanz e Robert de Visée escreveram obras para esta guitarra. O instrumento possui cinco cordas, a primeira simples e as restantes duplas. Â Guitarra romântica: este instrumento marca uma importante etapa na história do desenvolvimento dos instrumentos de cordas dedilhadas. Por apresentar seis cordas simples, e não mais cordas duplas ou triplas, sua sonoridade abre novo universo de possibilidades, determinando o início de um processo que daria origem ao violão moderno. Dotada de um timbre aveludado, inúmeros compositores a ela dedicaram suas obras, como M.Giuliani e F. Sor e Mateo Carcassi.
Com musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Guilherme se aperfeiçoado na Holanda com Hein Sanderinck e Jorge Oraison. Participou como instrumentista e arranjador das ?Jornadas Gulbekian de Música Antiga?, sob a direção do maestro Ricardo Kanji, e como convidado do grupo uruguaio De Profundis, no V Festival Internacional de Música Renascentista Y Barroca Americana, ?Missiones Chiquitos?.
Serviço Rua Maria Antonia, 294 Tel. 3255 7182 28/9, às 20h30 Entrada Gratuita
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