Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Academia Paulista de Letras e Associação Comercial de São Paulo juntas pela cultura

Academia Paulista de Letras e Associação Comercial de São Paulo juntas pela cultura

08/04/2010

 

Academia Paulista de Letras e Associação
Comercial de São Paulo juntas pela cultura

 

Um convênio cultural será firmado pela Academia Paulista de Letras (APL), presidida pelo escritor e tributarista Ives Gandra Martins, e a Associação Comercial de São Paulo, tendo como presidente em exercício o empresário Alencar Burti, para formalizar parcerias em eventos conjuntos no Centro de São Paulo. A sessão de assinatura se realizará no Anfiteatro da APL, no Largo do Arouche, 312/324, no dia 14/9 (quinta-feira), às 17h.

 

Na ocasião, o poeta e acadêmico Mário Chamie fará uma palestra sobre os ?Aspectos da Literatura paulista?, seguido de um sarau poético com os também acadêmicos Cyro Pimentel, Geraldo Vidigal, Ives Gandra, Marie Chamie e Paulo Bomfim, e de um coquetel.

 

O documento que sela a parceria entre as duas instituições parte do princípio de que São Paulo, apesar de ser um Estado com grande tradição literária e acervo de obras dos mais variados gêneros, da ficção ao ensaio, passando pela filosofia, poesia e contos, ainda carece de programas que facilitem o acesso de sua população a essas fontes do saber. É plano das duas entidades intensificar ações conjuntas para promover a cultura e a literatura no Estado, começando pelo Centro Histórico da capital paulista.

 

As duas instituições conveniadas buscarão parcerias culturais nas áreas pública e privada (governos federal, estadual e municipal, empresas e instituições de classes), para realizar projetos, inclusive, com incentivos fiscais à cultura. O convênio propõe-se, ao mesmo tempo, integrar o programa ?São Paulo: Um Estado de Leitores?, da Secretaria de Estado da Cultura, que objetiva ?incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros?. 

 

Estimulando a leitura

 

Serão realizados seminários, ciclos de palestras, lançamentos de livros, oficinas literárias, cursos livres, concursos literários, feiras de livros, festivais de poesias, edições e restaurações de livros. Pelo acordo assinado, haverá incentivo à criação de bibliotecas, sites e portais de literatura, sem falar que o anfiteatro Altino Arantes, na sede da Academia Paulista de Letras, se abrirá a programas artísticos, entre eles concertos musicais.

 

A divulgação dos projetos executados dentro do programa do Convênio Cultura APL/ACSP será feita pelo jornal Diário do Comércio, sites das duas instituições conveniadas e demais veículos de mídia, de acordo com o plano de comunicação de cada projeto.

 

A Associação Comercial de São Paulo está entre as entidades filiadas à Associação Viva o Centro, que dá apoio integral a essa iniciativa, colocando seus veículos de comunicação à disposição para divulgar os programas dela decorrentes.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.