Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Acervo Viva o Centro com novos livros
Por Wellington Alves
A Biblioteca da Associação Viva o Centro recebeu três novas publicações em seu acervo. São os livros: ?Fronteiras, Marcos e Sinais?, de Nelci Tinem; ?Intervenções em Centros Urbanos ? Objetivos, Estratégias e Resultados?, de Heliana Comin Vargas e Ana Luisa Howard de Castilho; e ?Notas sobre Urbanização Dispersa e Novas Formas de Tecidos Urbanos?, de Nestor Goulart Reis.
O livro de Nelci é a primeira publicação a recuperar a memória urbanística da capital do estado da Paraíba, João Pessoa, e a constituir importante registro do patrimônio histórico existente na cidade. A autora construiu o trabalho utilizando material colhido ao longo de 20 anos de pesquisas. ?Fronteiras, Marcos e Sinais? possui 206 páginas, sendo publicado pela Editora Universitária em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.
?Intervenções em Centros Urbanos? traz as mudanças ocorridas no mundo desde a década de 1950 até os dias de hoje, trazendo projetos elaborados em sete capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís, Aracaju, Belém e Fortaleza. O livro tem 280 páginas e foi publicado pela Editora Manole.
Já o livro de Nestor Goulart Reis retrata o processo de dispersão urbanística em São Paulo. Em seu prefácio, ele cita a Associação Viva o Centro como uma das inspiradoras em sua publicação por conta de um seminário realizado em 1994. Ele também utiliza como bibliografia o livro ?Os Centros das Metrópoles, Reflexões e Propostas para a Cidade Democrática do Século XXI?, resultante do Seminário Internacional Centro XXI, preparatório ao Habitat II, último encontro global realizado pela ONU no século XX. O livro de Goulart Reis possui 201 páginas e foi publicado pela Signorini Produção Gráfica.
As três publicações estão à disposição dos visitantes no acervo da Associação para pesquisa e consulta. A Biblioteca da Viva o Centro está aberta para atendimento ao público todas as sextas-feiras, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Informações pelo telefone 3106-8205, ou neste site no link http://www.vivaocentro.org.br/biblioteca/index.htm.
|