Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +Heraldo Guiaro, assessor de Gabinete da Subprefeitura Sé e responsável por Áreas Verdes no Centro, veio na segunda-feira (9) à reunião do Conselho Superior de Orientação para explicar o seu trabalho na região e mostrar como as Ações Locais podem ajudar a ampliar e manter as áreas verdes do Centro.
Guiaro lembrou de duas situações envolvendo as Ações Locais, nomeadamente a Brigadeiro Tobias e a Júlio Mesquita, para explanar a importância da comunidade na preservação desses locais. "Quando cheguei à Subprefeitura Sé, recebi um e-mail da Maria Nair (presidente da Ação Local Brigadeiro Tobias) sobre o trabalho de plantio de espécies feito na Praça Alfredo Issa. Acabou acontecendo um problema com a vegetação e o plantio se perdeu. Propus que retrabalhássemos aquele solo, repaginássemos imediatamente com grama para que fosse possível retornar ao estado anterior e assim foi feito. Vimos que as espécies colocadas no local não se degradaram e que o povo até passou a cuidar melhor daquela situação. Isso abriu novas perspectivas para que empresas e parceiros pudessem fazer um termo de cooperação para manter aquele estado", disse Heraldo.
"A mesma situação acontecia na Praça Júlio Mesquita. Foi feito todo um trabalho de recuperação da Fonte Monumental, com a colocação de vidros ao seu redor, e um dia encontrei o Erni Coutinho (presidente da Ação Local Júlio Mesquita) e sugeri colocar grama na Praça para atrair uma parceria que zelasse pelo local. Dessa forma conseguimos articular um empréstimo de grama e o resultado é efetivamente o que se vê. Um tempo atrás, era um local terrível. O que vemos hoje é que todo o sistema de serviços ali articulado com hotéis, restaurantes, bares... Fazendo parte dessa articulação, a população dilui os problemas que temos", explicou.
Heraldo Guiaro destacou que é necessário que situações como as da Praça Alfredo Issa e da Praça Júlio Mesquita sejam mantidas, de forma a tornar esses espaços mais atraentes e agradáveis. Para tal, a zeladoria dos moradores, comerciantes e pessoas que visitam tais locais é fundamental para a conservação das áreas verdes.