Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Aliança homenageia os 40 PMs da Atividade Delegada que coíbem comércio ambulante no Triângulo Histórico

Aliança homenageia os 40 PMs da Atividade Delegada que coíbem comércio ambulante no Triângulo Histórico

29/09/2011

29/09/11

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Aliança homenageia os 40 PMs da Atividade Delegada que coíbem comércio ambulante no Triângulo Histórico

  

Dulce Akemi

Grupo de soldados PMs da Atividade Delegada,

no café da manhã

Na quarta-feira (28/9), os zeladores urbanos da Aliança pelo Centro Histórico e o efetivo da PM na Atividade Delegada para o Triângulo Histórico tomaram café da manhã juntos, na sede da Aliança, à Rua da Quitanda A parceria foi comemorada por seus bons resultados: houve redução no número de camelôs em 64,8% de maio a agosto, na área.

A ideia do café da manhã foi sugerida por um dos PMs do próprio efetivo, o soldado Claudiney Fonseca. Em contato com a coordenação da Aliança, ao saber que esse é um programa da Viva o Centro em que cada um faz um pouco para melhorar o Centro e que os dados coletados pelos zeladores urbanos contribuem com o trabalho dos diferentes órgãos do poder público nas ruas, ele propôs a confraternização. ?Foi muito bom a coordenadora da Aliança (Lui Carolina Tanaka) ter concretizado este café da manhã. A gente passa a se conhecer melhor e o trabalho fica mais fácil?, disse Fonseca.

Dulce Akemi

Tenente PM Marcos Dias Batista recebe do zelador

urbano Anderson Rocha a contagem dos camelôs

no Triângulo

Recordando: a Atividade Delegada, anteriormente denominada Operação Delegada, é fruto de convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar em que a primeira contrata policiais militares em suas horas de folga para fiscalizar o cumprimento das leis que regulam o uso do espaço público, entre elas a que disciplina o comércio ambulante. No Centro a Atividade Delegada começou em dezembro de 2009 pela Rua 25 de Março e depois se expandiu.

A Aliança pelo Centro Histórico, por sua vez, é um programa de zeladoria urbana e marketing local, implantado em regime piloto pela Viva o Centro na área do Triângulo Histórico, delimitada pela Praça da Sé e largos São Bento e São Francisco, tendo por parceiros a Prefeitura e o Governo do Estado, e por patrocinadores a BM&FBovespa, o Banco Itaú, a ACSP e a AASP.

Depois que a Atividade Delegada entrou em ação no Triângulo, o número de camelôs contados diariamente pelos zeladores da Aliança vem caindo sensivelmente. De maio a agosto, conforme os relatórios entregues durante o café da manhã pelo zelador urbano Anderson Rocha ao tenente PM

Dulce Akemi

Lui Carolina, da Aliança, o tenente Marcos Dias

e o major Wagner Rodrigues

Marcos Dias Batista, que comanda o efetivo, houve queda de 64,8% no número de camelôs no espaço público. Mais: ?Assaltos e furtos praticamente não tiveram registro este ano no Triângulo Histórico?, lembrou o tenente Dias. ?Com o relacionamento que temos hoje com a Aliança pudemos colocar em prática a filosofia do Policiamento Comunitário?, ele diz.

?Este café da manhã é uma forma de agradecer e homenagear a vocês todos pelo trabalho da Atividade Delegada?, disse Lui Carolina em nome da Aliança. ?Fotos de 20 anos atrás, quando a Viva o Centro surgiu, mostram as ruas do Triângulo Histórico lotadas de camelôs. Aqui as pessoas tinham carteiras e bolsas roubadas no meio da confusão que era. Mudou da água para o vinho. Com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 precisa ficar melhor ainda, e vai. A base da Aliança pode ser usada por vocês sempre que precisarem. Se quiserem trazer algum turista para se informar, fiquem à vontade também. Temos dois zeladores urbanos que falam inglês e alemão. Muito obrigada.?

Dulce Akemi

Efetivo da PM na confraternização realizada na Aliança

Na região central de São Paulo são oito os locais contemplados pela Atividade Delegada ? Centro Velho, Santa Ifigênia, José Paulino, 25 de Março, Florêncio de Abreu, Avenida Paulista, Largo da Concórdia e Rua Oriente ?, como informou o major PM Wagner Rodrigues, do Comando de Policiamento do Centro e coordenador da Atividade Delegada na região. ?Essa experiência tem sido muito positiva, com redução expressiva dos fatores de desordem urbana, o que se traduz na melhoria da segurança pública e diminuição dos índices criminais em até 40% em especial nos delitos de furtos e roubos.

O comando do policiamento na região central atualmente está a cargo do cel. PM Pedro Borges de Oliveira Filho. Quatro batalhões da PM atuam na região, sendo um deles o 45º, que cobre a área do chamado Centro Velho, onde fica o Triângulo Histórico.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.