Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo
A Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo possui uma Base de Informações e Apoio na Rua da Quitanda, 80. Uma equipe de 18 Agentes de Apoio à Comunidade, contratados pela Associação Viva o Centro, percorre, em turnos que vão das 6h às 24h, de segunda a domingo, todas as ruas e praças do Triângulo Histórico.
Ao mesmo tempo, uma Central de Atendimento à Comunidade anota sugestões, propostas, reivindicações e reclamações de todos os estabelecidos no Triângulo Histórico: comerciantes, empresas, instituições, moradores, usuários e trabalhadores. Toda a comunidade pode se envolver e colaborar para o sucesso da Aliança. É só ligar para 3556-8950 ou enviar uma mensagem por fax: 3556-8979 ou e-mail: alianca@vivaocentro.org.br.
A Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo objetiva melhorar a qualidade de vida de quem mora, trabalha, frequenta ou visita a área do Centro de São Paulo conhecida como Triângulo Histórico, bem como facilitar o funcionamento das empresas e organizações ali estabelecidas e incrementar ainda mais as atividades culturais, de lazer e de turismo já fortes no local, em benefício de toda a cidade. O Triângulo Histórico ? em cujos vértices estão a Praça da Sé e os largos São Bento e São Francisco ? é a área mais emblemática da cidade e, a partir dela, a Aliança paulatinamente deverá expandir-se por todo o Centro Histórico.
Trata-se de uma união de esforços entre a comunidade local, articulada e organizada pela Associação Viva o Centro, e os diversos órgãos do poder público municipal e estadual, responsáveis pela área.
Para participar desse esforço, a Associação Viva o Centro, com patrocínio da BM&FBovespa, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Banco Nossa Caixa, Banco Itaú Unibanco, UNIESP, Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e Ordem dos Advogados do Brasil-SP (OAB-SP), contratou uma equipe de 18 Agentes de Apoio à Comunidade, montou uma Base de Informações e Apoio e a Central de Atendimento à Comunidade e está articulando as 19 Ações Locais do Triângulo.
Os Agentes de Apoio à Comunidade, treinados, uniformizados e equipados com rádio-comunicadores e máquinas fotográficas, atuam todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 6 horas da manhã à meia-noite, interagindo com a comunidade e passando à Base de Apoio informações sobre inconformidades encontradas, que serão encaminhadas aos setores responsáveis para providências.
Por meio de material de divulgação, campanhas, reuniões e da atuação do grupo de Agentes de Apoio e das Ações Locais, a Viva o Centro incentivará a comunidade a assumir atitudes simples, mas muito efetivas para se alcançar um bom convívio urbano. Entre essas atitudes estão: só disponibilizar lixo e entulho no horário estabelecido para a coleta, iluminar marquises e fachadas de prédios privados e públicos para estimular o uso noturno da área e aumentar a segurança, e instalar câmeras externas nos edifícios para inibir crimes e atos anti-sociais. No âmbito social, não dar esmola ou comida diretamente a adultos ou crianças em situação de rua, preferindo fazer doações a entidades assistenciais sérias, que possam fornecer-lhes assistência e orientação adequadas.
Da parte do poder público, a gama de organismos envolvidos responsáveis pelos trabalhos na área é enorme: Subprefeitura Sé, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, SAMU, Ilume, Limpurb, PSIU, Contru, Polícia Militar, Polícia Civil, GCM, Bombeiros, CET, SPTrans, Metrô, SPTuris, Secretarias Municipal e Estadual de Cultura, além de concessionárias como a Comgás, Sabesp, Eletropaulo, Telefônica, e as empresas contratadas para os serviços de limpeza urbana Loga e Construfert, que também estão apoiando esta iniciativa.
Serviço Aliança pelo Centro Histórico Rua da Quitanda, 80, sede do projeto Central de Atendimento à Comunidade Tel. 3556.8950 Fax:3556-8979 E-mail: alianca@vivaocentro.org.br
|