Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Apresentação da Banda Sinfônica Jovem do Estado no Memorial

Apresentação da Banda Sinfônica Jovem do Estado no Memorial

26/04/2010

09/04/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Apresentação da Banda Sinfônica Jovem do Estado no Memorial

 

A Banda Sinfônica Jovem do Estado abre a temporada de concertos de 2010 com uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor norte-americano Samuel Barber. O repertório apresenta, ainda, obras de Thomas Doss e Fridyes Hidas. O convidado da noite é Alexandre Ficarelli, primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A apresentação acontece no Memorial da América Latina no domingo (11/4), às 19h.

Commando March abre o concerto 100 anos de nascimento de Samuel Barber. A marcha foi escrita em 1943, originalmente para banda, e logo conquistou um espaço definitivo no repertório de sopros. O programa segue com duas peças mais melodiosas, que remetem o público a um estado de maior relaxamento. Alpina Saga, de Thomas Doss, revela uma expedição aos Alpes e equilibra a tranquilidade do viajante que para observar a noite estrelada com a inquietação de estar à beira de um local de alto risco.

Concerto nº 2 para Oboé e Wind Ensemble, de Friegyes Hidas, dá seguimento a essa sonoridade melodiosa e traz o solo do oboísta Alexandre Ficarelli. Para finalizar o concerto, a banda assume maior densidade, com Sinfonia nº 1 em 1 movimento, escrita em 1936 também pelo compositor homenageado, e transcrita para banda por Guy M. Duker.

Na obra de Samuel Barber, identificam-se influências de Brahms e Chopin, dois de seus compositores prediletos, além de Bach, ao qual dedicou grande estudo. Sua música é de difícil classificação. Ao mesmo tempo em que possui traços rítmicos fortes, como Igor Stravinsky, também apresenta melodias líricas e emotivas, destoando do modernismo do século XX, o que leva muitos estudiosos a chamá-lo de ?neo-romântico?.

Serviço
Memorial da América Latina
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 ? Barra Funda
Tel.: (11) 3823-4600
Dom (11/4), às 19h
Grátis
Metrô Barra Funda

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.