Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Arte do Aleijadinho chega ao CCBB São Paulo
Um dos mais cultuados artistas do Barroco mineiro, o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), acaba de aportar no Centro Cultural Banco do Brasil, em pleno Centro de São Paulo, na exposição ?Aleijadinho e seu Tempo - Fé, Engenho e Arte?, sob curadoria do crítico e museólogo Fábio Magalhães. Em Brasília a mostra fez sucesso: 165 mil visitantes; e no Rio de Janeiro ultrapassou todas as expectativas, 970 mil. Agora é a vez de São Paulo usufruir a arte das Minas Gerais produzida no período colonial por esse gênio excepcional.
São cerca de 200 peças originais do Barroco mineiro, entre estatuárias, objetos sacros, oratórios, artigos em ouro e desenhos produzidos por Aleijadinho e também por outros artistas da época, como Mestre Piranga, Francisco Xavier de Brito, Mestre Athaíde e Francisco Servas, além de trabalhos de autoria desconhecida.
A exposição contextualiza as Minas Gerais do século 18, no Brasil e no mundo, por meio de mapas da época, gravuras criadas por artistas que fizeram os primeiros registros da região e também pelas fotografias, feitas anos depois, por pioneiros como Marc Ferrez e Marcel Gautherot, revelando imagens surpreendentes e emocionantes do povo mineiro e da paisagem local, além do documentário ?O Aleijadinho? (1978), de Joaquim Pedro de Andrade, com roteiro do arquiteto Lucio Costa.
O percurso da mostra tem início no piso térreo, com as réplicas em miniaturas (de 31 cm de altura), produzidas em bronze, dos 12 Profetas de Aleijadinho. As obras originais, que se encontram na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG), são mostradas em fotos de grandes dimensões.
Serviço Centro Cultural Banco do Brasil Rua Álvares Penteado, 112, Centro Tel. (11) 3113-3651 / 3113-3652/ www.bb.com.br/cultura Ter a dom, das 10h às 20h Até 14/10 Entrada franca Metrô Sé
|