Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Arte japonesa antes do mangá, na BM&FBovespa
Há 100 anos a cultura japonesa desembarcou no Brasil e, com ela, veio o ukio ? gravuras japonesas ?, o sumi-ê ? técnica monocromática executada com tinta preta extraída de óleos vegetais -, o abstrato e o atual mangá.
Tudo isso estará no Espaço Cultural BMF&Bovespa, na exposição ?Do Ukiyo ao Mangá ? BMF&Bovespa nos 100 Anos da Imigração?, que começará nesta quarta (15/7) e ficará em cartaz até o dia 19 de setembro. A mostra traça um panorama da arte nipo-brasileira ao longo do século que separa a chegada da primeira fase de imigrantes japoneses ao Brasil e os dias atuais.
Tudo começa com os Pioneiros, fase que destaca e faz uma homenagem aos grupos artísticos das décadas de 20 e 40, como Seibi e Guanabara, com retratos, paisagens e naturezas-mortas. No ukiyo dos séculos 17, 19 e 20, retrata cenas do cotidiano. O sumi-ê traz gravuras de Hokusai, Hiroshigue, Utamaro, Sharaku, Hasui e Shinsui Ito. Esta vertente artística exige movimentação expressiva do pulso, braço e de todo o corpo do artista em função do pincel.
Na fase abstrata, é usado o tachismo, uma técnica de pintura abstrata em que a cor se aplica por manchas, com apresentação de trabalhos de Fukushima, Wakabayashi, Toyota, Tomie Otakhe, Yukio Suzuki, Tomoshige Kusuno, Flavio Shiró, Yo Yoshitome e Manabu Mabe.
Em tempos atuais, a mostra reúne os artista da pop arte, não podendo faltar o mangá, história em quadrinhos japonesa, com Takashi Murakami e Yayoi Kusama, além de James Kudo, Oscar Oiwa, Yugo Mabe, Takashi Fukushima, Atsuo Nakagawa, Buia, Guachaco, Titi Freak, Urata Spancall, Whip, Yumi Takatsuka e Yasuo Ogawa.
Haverá também um espaço reservado para a mostra de cerâmica e esculturas de diversos artistas, como Toshiko Ishii, Kimi Nii, Shojo Suzuki e Mieko Ukeseki, entre outros.
A BM&FBovespa é patrocinadora da Viva o Centro.
Serviço Espaço Cultural BM&Fbovespa Praça Antonio Prado, 48 Tel.: 3119-2404 Qua (16/7) a 19/9, das 10h às 18h Grátis Metrô São Bento
|