Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Ação Local República II: iniciativas
Por Débora Rangel
A Ação Local República II, uma das 45 Ações Locais da Associação Viva o Centro, conseguiu resolver dois problemas para facilitar a vida de quem mora ou circula pela Praça da República, ao ter atendidas duas de suas reivindicações pela Subprefeitura da Sé. Uma banca de jornais que obstruía o acesso de pedestres à praça foi deslocada para um lugar mais adequado e o logradouro acaba de ganhar novos banheiros públicos.
A banca ficava na calçada da praça, com os fundos para a faixa de pedestres existente na altura da Avenida Ipiranga com a Rua 7 de Abril, sendo ladeada pelos canteiros de obras do Metrô. O pedestre que atravessasse a avenida em direção à praça, ou vice-versa, via-se obrigado a contornar a banca. Na hora do rush, as pessoas se amontoavam perto do meio fio, correndo risco de atropelamento. Hoje a banca localiza-se ao lado da faixa; deixou de ser um obstáculo no meio do caminho, para alívio da população.
Para alcançar esse resultado, a comunidade tirou fotos do problema e as enviou à Prefeitura e à Subprefeitura da Sé, anexadas de um ofício pedindo providências. ?Chegamos a fazer um dossiê, mas valeu a pena. A banca já não atrapalha mais ninguém?, diz a presidente da Ação Local República II Eliane de Sena Madureira Sales.
Banheiros Agora a população não passará mais aperto, também. Foram abertos durante a Virada Cultural, os novos banheiros públicos feminino e masculino na Praça da República. Tanto os policiais que garantem a segurança do local quanto a população que por ali transita poderão usá-los livremente.
Os banheiros localizam-se numa antiga construção antes ocupada pela GCM e são adaptados a portadores de deficiência física. Segundo a assessoria de imprensa da Subprefeitura da Sé, funcionam 24 horas ininterruptamente, sendo que há sempre dois funcionários que cuidam da manutenção e conservação dos sanitários durante todo o período.
No começo deste ano a Ação Local República II solicitou a reabertura dos antigos sanitários que estavam fechados desde a reforma da praça e viviam invadidos por crianças, adolescentes e adultos em situação de rua. A SubSé, diante do mau estado em que se encontravam os sanitários, achou melhor construir novos. Até agora os banheiros têm sido usados pela população sem que se tenha registrado qualquer problema.
Leia mais
Semáforos com cronômetros chegam ao Centro de São Paulo
|