Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Ações Locais compartilham soluções em reunião do CSO

Ações Locais compartilham soluções em reunião do CSO

11/08/2010

22/06/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Ações Locais compartilham soluções em reunião do CSO

Renato Leary

Reunião do CSO realizada na sede da Viva o Centro

 

As Ações Locais se reuniram na sede da Associação Viva o Centro em mais uma reunião do Conselho Superior de Orientação (CSO). Temas recorrentes como coleta do lixo e moradores de rua foram tratados, mas muitas Ações Locais relataram melhorias conquistadas em sua microrregião.

O trabalho de restauração realizado na Praça Darcy Penteado, com o apoio da subprefeitura Sé e da Secretaria Municipal de Participação e Parceria e sua adoção pela boate Love Story foi elogiado pela coordenadora de apoio às Ações Locais, Terezinha Santana. E o superintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida parabenizou a comunidade pelo trabalho: ?É interessante este trabalho de manutenção das praças, que causa mobilização tanto dos moradores, como dos comércios próximos?.

O problema de colocação de lixo para coleta de forma inadequada e até irregular no Centro foi novamente citado por várias Ações Locais. A Ação XV de Novembro relatou o caso de um restaurante que coloca o lixo na rua todo início de noite e que o mau cheiro é insuportável: ?Nós já enviamos ofício ao estabelecimento, ele já foi multado pela prefeitura, mas nada muda, eles continuam a não respeitar a população. A Ação Local São Luiz citou também o caso de um grande edifício de sua área onde ocorre o mesmo problema, e que o síndico do local promete solucionar, mas o mau cheiro e o lixo espalhado pela rua continua.

A Ação Local 24 de Maio compartilhou com os presidentes a solução que encontraram em relação a coleta de lixo: ?Nós trabalhamos diretamente com os infratores. Reunimos os quatro maiores geradores de lixo da região, contratamos uma empresa para fazer a coleta especial e solucionamos boa parte do problema?, explica o presidente da Ação Local.

Para Ramos de Almeida, a partir do momento em que a maioria dos infratores se adequarem à lei, aqueles que continuarem a descumpri-la, ficarão constrangidos: ?Quando a minoria é a maior responsável pelo problema, é mais simples em solucionar o problema e conscientizar toda a região?, explica o superintendente.

As Ações Locais Francisca Miquelina e 24 de Maio elogiaram as reuniões com a subprefeitura para buscar soluções dos problemas apontados nos relatórios entregues pelas Ações Locais: ?As reuniões tem sido produtivas, a subprefeitura mostra-se preocupada e disposta em solucionar os problemas apontados nos relatórios?, explica o presidente da Ação 24 de Maio.

O presidente da Ação Local Paisandu trouxe a reunião o convite do evento que será realizado no dia 30/6 no Ministério Público para a implantação da Promotoria Comunitária do Centro: ?A promotoria comunitária é um grande ganho para o Centro. O mais importante é que as reclamações ganham um caráter civil, com o apoio do Ministério Público, isso facilitará o trabalho de todos?, finaliza.

 

O superintendente da Viva o Centro também elogiou a decisão do procurador geral Dr. Fernando Grella Vieira de instalar a promotoria e informou que estará enviando circular às Ações Locais recomendando a participação no evento do Ministério Público no dia 30/6, às 17h30, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 35.  Elogiou ainda o apoio recebido dos procuradores Dr. Augusto Eduardo Rossini e Dr. Maximilano Rosso para a conquista dessa promotoria.
 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.