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Ações Locais e Alpargatas do Brasil, juntas, para treinamento de bem atender ao cliente no Centro
Por Renata Cristina Pereira
A Brigadeiro Tobias foi a primeira Ação Local a participar de um treinamento de comerciantes e prestadores de serviços de sua microrregião para bem atender ao cliente. Três funcionários das lojas Alpargatas, setor da multinacional brasileira produtora de calçados, artigos esportivos e tecidos industriais do Brasil, ministraram o curso. A parceria da Alpargatas do Brasil com o Programa Ações Locais da Viva o Centro possibilitará esse treinamento a todas as Ações Locais interessadas, daqui para a frente. Com isso a iniciativa alcançará grande parte do Centro Histórico.
O tarefa da Ação Local Brigadeiro Tobias consistiu em divulgar o curso em sua microrregião e conseguir espaço para ele ser ministrado. E esse espaço foi cedido pelo Grupo Lund de Editoras Associadas, empresa que ?adotou? essa Ação Local e está dando a maior força para que a atuação do núcleo seja bem sucedida. Na quarta-feira (2/9), cerca de 30 interessados compareceram ao treinamento e, ao fim, saíram satisfeitos pela oportunidade que tiveram.
Entre tantas dúvidas, os presentes, principalmente os que trabalham como comerciantes na região central, tinham a necessidade de saber como tratar os clientes na hora em que entram na loja a procura de um produto. Descobriram que o famoso ?Posso ajudar?? não é adequado para recepcionar os clientes, a menos que o vendedor esteja atrás do balcão. Um simples ?bom dia? é a maneira certa de receber tanto o cliente calado quanto o bem-humorado e até p mal-humorado.
Arte de cativar
O pessoal recebeu dicas do que deve perguntar ao cliente, como: ?O que você procura??; ?É algo para você??; Se for um presente, ?Do que a pessoa gosta??; ?Que cor você gosta??. Aprendeu ainda que muitas vezes o cliente compra sensações boas. Ser bem atendido garante o produto. Entusiasmo é uma das características essenciais para atender bem, o que certamente não falta aos participantes da Ação Local Brigadeiro Tobias.
O vendedor precisa conhecer todos os produtos que estão disponíveis na loja para não deixar o cliente com nenhuma dúvida sobre o que levará para casa. É preciso estimular o cliente a falar, pois é neste momento que o vendedor obtém as informações detalhadas para usar posteriormente na apresentação do produto. E ainda deve andar sempre com o cabelo bem penteado, unhas bem feitas, maquiagem discreta, uniforme bem passado e dispensar o perfume ? o cliente pode ser alérgico ?, o que acaba afastando-o da loja. Não há segunda chance para passar uma boa impressão.
Em uma dinâmica, os presentes tiveram que escolher entre os papéis de vendedores ou de clientes. Entre erros e acertos, demonstraram empenho e dedicação. Mostraram uma nova postura de atendimento, o que deverá beneficiar seus negócios e cativar clientes para o comércio do Centro.
No final do dia, os voluntários exibiram cenas de filmes, como ?Uma linda Mulher? e ?O Homem que Copiava?, que exibem diferentes formas de atendimento em lojas. A missão da primeira turma do curso oferecido pela Alpargatas às Ações Locais foi identificar, nas duas fitas, as falhas existentes no atendimento. Tiveram uma boa percepção e mostraram o quanto cresceram com o aprendizado. Com certeza serão ótimos vendedores.
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