Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
03/09/09 |
Ações Locais e Alpargatas do Brasil, juntas, para
treinamento de bem atender ao cliente no Centro
Em dinâmica, os presentes demonstram empenho e dedicação |
Por Renata Cristina Pereira
A Brigadeiro Tobias foi a primeira Ação Local a participar de um treinamento de comerciantes e prestadores de serviços de sua microrregião para bem atender ao cliente. Três funcionários das lojas Alpargatas, setor da multinacional brasileira produtora de calçados, artigos esportivos e tecidos industriais do Brasil, ministraram o curso. A parceria da Alpargatas do Brasil com o Programa Ações Locais da Viva o Centro possibilitará esse treinamento a todas as Ações Locais interessadas, daqui para a frente. Com isso a iniciativa alcançará grande parte do Centro Histórico.
O tarefa da Ação Local Brigadeiro Tobias consistiu em divulgar o curso em sua microrregião e conseguir espaço para ele ser ministrado. E esse espaço foi cedido pelo Grupo Lund de Editoras Associadas, empresa que "adotou" essa Ação Local e está dando a maior força para que a atuação do núcleo seja bem sucedida. Na quarta-feira (2/9), cerca de 30 interessados compareceram ao treinamento e, ao fim, saíram satisfeitos pela oportunidade que tiveram.
Curso ajuda vendedores a atender até clientes mau-humorados |
Entre tantas dúvidas, os presentes, principalmente os que trabalham como comerciantes na região central, tinham a necessidade de saber como tratar os clientes na hora em que entram na loja a procura de um produto. Descobriram que o famoso "Posso ajudar?" não é adequado para recepcionar os clientes, a menos que o vendedor esteja atrás do balcão. Um simples "bom dia" é a maneira certa de receber tanto o cliente calado quanto o bem-humorado e até p mal-humorado.
Arte de cativar
O pessoal recebeu dicas do que deve perguntar ao cliente, como: "O que você procura?"; "É algo para você?"; Se for um presente, "Do que a pessoa gosta?"; "Que cor você gosta?". Aprendeu ainda que muitas vezes o cliente compra sensações boas. Ser bem atendido garante o produto. Entusiasmo é uma das características essenciais para atender bem, o que certamente não falta aos participantes da Ação Local Brigadeiro Tobias.
Funcionária das lojas Alpargatas dá dicas de como atender bem os clientes |
O vendedor precisa conhecer todos os produtos que estão disponíveis na loja para não deixar o cliente com nenhuma dúvida sobre o que levará para casa. É preciso estimular o cliente a falar, pois é neste momento que o vendedor obtém as informações detalhadas para usar posteriormente na apresentação do produto. E ainda deve andar sempre com o cabelo bem penteado, unhas bem feitas, maquiagem discreta, uniforme bem passado e dispensar o perfume - o cliente pode ser alérgico -, o que acaba afastando-o da loja. Não há segunda chance para passar uma boa impressão.
Em uma dinâmica, os presentes tiveram que escolher entre os papéis de vendedores ou de clientes. Entre erros e acertos, demonstraram empenho e dedicação. Mostraram uma nova postura de atendimento, o que deverá beneficiar seus negócios e cativar clientes para o comércio do Centro.
No final do dia, os voluntários exibiram cenas de filmes, como "Uma linda Mulher" e "O Homem que Copiava", que exibem diferentes formas de atendimento em lojas. A missão da primeira turma do curso oferecido pela Alpargatas às Ações Locais foi identificar, nas duas fitas, as falhas existentes no atendimento. Tiveram uma boa percepção e mostraram o quanto cresceram com o aprendizado. Com certeza serão ótimos vende dores.