Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Ações Locais elegem Diretorias e Conselhos Fiscais para 2007
Em clima de renovação e com muitas idéias para melhorar suas ruas e praças, os participantes das 44 Ações Locais do Centro de São Paulo, que têm coordenação e apoio logístico da Associação Viva o Centro, foram às urnas na quarta-feira (18/10) para escolher seus dirigentes e conselheiros para a gestão 2007. A apuração já começou, estando a divulgação completa dos resultados prevista para até a próxima quarta-feira (25/10), neste site.
Pelo quarto ano consecutivo o pleito contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que emprestou urnas e cabinas à Associação, e teve início pontualmente às 9h. Foram instaladas três seções eleitorais, com dois mesários por seção. Ao todo, 35 pessoas, entre funcionários da Viva o Centro, liderados por seu superintendente geral, Marco Antonio Ramos de Almeida, e vários voluntários deram suporte à realização das eleições.
Durante o processo eleitoral os eleitores escolheram os dirigentes de cada Ação Local sem especificar suas funções. Uma vez apurada a votação, os eleitos se reunirão em 7/11 para distribuir entre si os cargos, que vão da presidência e vice-presidência a de diretorias como assuntos de manutenção e zeladoria urbana, segurança, defesa civil e promoção social. O sistema é dinâmico o bastante a ponto de permitir, também, que ao longo da gestão, possa haver rotatividade dos cargos entre os dirigentes, caso seja necessário ao melhor funcionamento da Ação Local.
O Programa de Ações Locais da Viva o Centro existe há 11 anos e reúne cerca de 4 mil empresas, escritórios, condomínios e moradores do Centro e têm sido de fundamental importância no processo de revalorização da região Central da cidade. Este ano, 648 candidatos se inscreveram aos mais de 400 postos das Diretorias e Conselhos Fiscais das Ações Locais. E o que não faltou foi entusiasmo. A seguir, acompanhe a repercussão entre os próprios eleitores.
Exercício de cidadania
?Eu me aproximei do trabalho da Ação Local Pátio do Colégio/Boa Vista há cerca de três ou quatro anos, sem ser ainda uma participante, por meio do Manolo (Emmanoel Prado Lopes, seu secretário executivo), que me perguntou se o pessoal poderia se reunir no restaurante às quartas-feiras, para discutir propostas de ação para a entidade. Acompanhando as reuniões, fui me encantando até que no ano passado resolvi me engajar. Adorei o trabalho na Oficina de Empreendedorismo Social que a Viva o Centro nos proporcionou e estamos todos trabalhando para que o projeto educativo que a Pátio do Colégio/Boa Vista elaborou seja colocado em prática. Estamos apaixonados por ele e acho que vamos colher bons frutos. Aqui na votação o que a gente mais vê são pessoas com espírito comunitário. É do que a gente precisa.? (Patrícia Guedes da Silveira Restaurante Wunderhauss, do Jockey Club, Ação Local Pátio do Colégio/Boa Vista)
?Eleições, de maneira geral, são sempre bem-vindas. Significa escolha e participação ativa do cidadão no processo de desenvolvimento. Toda eleição consolida a democracia e o exercício da cidadania. Assim, a gente vê as eleições com muito interesse em todos os níveis e áreas. Participo há cerca de oito anos da Ação Local Barão de Itapetininga e acho fundamental. Sociedade que não se organiza é sociedade que não se realiza e não consegue se desenvolver, fica submissa. Já quando se organiza e participa, pode atuar por mudanças sociais importantes onde atua, tem voz.? (José Jorge Nogueira de Mello, Escritório de Advocacia, Ação Local Barão de Itapetininga)
?A importância das eleições é vital porque temos que nos interessar pela região, reivindicar e escolher quem nos represente. É muito importante. Olha, a Ação Local dá responsabilidade a territórios pequenos e cada rua cuida de si e é mais fácil de observar e dá pra observar quem se interessa pela sua região, rua ou o seu próprio patrimônio. Há muitas pessoas que gostam do Centro e querem ver o Centro remodelado, oferecendo conforto e qualidade de vida. Eu sou uma delas.? (Evandra de Souza, Loja Preto, Branco e Cor/fotografia, Ação Local 24 de Maio)
Construindo sinergia
?Sei que algumas Ações Locais são bastante atuantes. A nossa está começando, mas vai chegar lá. Estamos batalhando por segurança, limpeza, conservação do patrimônio histórico e também para oferecer atividades que atraiam mais público para o Centro, aproveitando o grande potencial dos equipamentos culturais existentes em nossa microrregião. Ali temos OAB, CAASP, Unesp, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o Sebo Ornabi, a própria Sociedade Amigos da Cidade de São Paulo (SAC). É preciso transformar o Centro no maior pólo cultural de São Paulo, bastando reunir todos e promover atividades para as crianças, os adolescentes e os jovens ? essa faixa etária que precisa de atenção, cultura e de ser atraída para o lado bom da vida. Agora mesmo estamos fazendo um levantamento do que existe em termos de estrutura física disponível na Benjamin Constant, tanto nas casas comerciais como nos escritórios, para ver o que podemos criar de projetos.? (Neusa Amaral, socióloga, Sociedade Amigos da Cidade de São Paulo, Ação Local Benjamin Constant)
?Eu acho que o Programa de Ações Locais é uma iniciativa interessante que ajuda as autoridades a encontrar soluções para os problemas que os próprios moradores vêem. Trabalho no Centro há 10 anos e percebo que em algumas regiões as alterações foram significativas e visíveis. Não posso afirmar que sejam frutos da Ação Local somente, mas que elas têm ajudado a produzir essas mudanças, têm. As eleições são a forma mais democrática possível de escolher as pessoas que vão representar e deram alguma representação de interesse de ajudar a comunidade.? (Denis Arribola, Salsicherrie lanchonete, Ação Local Ipiranga I )
?Nosso objetivo é melhorar o lugar onde estamos. Não acho, contudo, que dependa tanto das Ações Locais como depende do poder público. Democracia é poder eleger os representantes, pena que infelizmente a participação ainda seja mínima. O pessoal deveria se preocupar mais porque como todo bom brasileiro gosta de reclamar, mas não quer participar.? (Reinaldo Garcia, Condomínio Edifício Itaquere, Ação Local Ifigênia I)
?Eu milito há alguns anos já, três ou quatro. As Ações
Locais têm sido muito importantes para o Centro na medida em que levam reivindicações
de melhorias às autoridades, só que nós encontramos vários obstáculos nos
órgãos públicos porque eles demoram em dar retorno e atender às nossas
reivindicações. Existe boa vontade, mas a burocracia impede que o Centro fique
como nós gostaríamos que ficasse, por causa desses entraves. As eleições são
importantes para modificar e reciclar alguns diretores que não estejam
atendendo às necessidades das Ações Locais, ou por acúmulo de serviço, ou por
exercerem outras funções. Acho que de uma forma geral tem tudo andado muito bem.?
|