Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Balé da Cidade de São Paulo apresenta novas coreografias, no Teatro Municipal

Balé da Cidade de São Paulo apresenta novas coreografias, no Teatro Municipal

27/07/2007

06/07/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Balé da Cidade de São Paulo apresenta
novas coreografias, no Teatro Municipal

 

Por Wellington Alves

Rafael de Carvalho

Cena de ?Dicotomia?, de Bongiovanni, que fica até domingo (8/7), no Teatro Municipal

 

Uma diversidade de sons, ritmos e movimentos que podem causar a sensação de angústia, conflito ou tensão. Essa é a temática das coreografias ?Khaos?, de Luis Fernando Bongiovanni, e ?Dicotomia?, de Luis Fernando Bongiovanni. Os espetáculos são interpretados pela Companhia 1 do Balé da Cidade de São Paulo, que se dividiu em dois grupos para as apresentações que vão desta quinta-feira (5/7) até domingo (8/7), no Teatro Municipal.

 

Bongiovanni e Oliveira começaram a criar as coreografias em março e há dois meses estão trabalhando com os bailarinos. Segundo a diretora da Cia. 1 do Balé da Cidade, Mônica Mion, ?aumentar o período de contato entre coreógrafos e bailarinos tem relação direta com o resultado do trabalho. Quanto melhor o entendimento da linguagem pelos intérpretes, maior a clareza para o público.?

 

?Dicotomia? nasceu de estudos dos escritos do filosofo grego Aristóteles referentes à essência das coisas. ?Resolvi explorar, nos movimentos, a oposição entre o que é e o que não é essencial?, disse Bongiovanni. No espetáculo, as cenas evoluem em solos, duos, trios e em conjunto, ao som de música eletrônica que trazia um contexto de oposição no trabalho.

 

Em ?Khaos?, os movimentos de cada bailarino são delimitados pelos dos outros, atendo-se aí a explorar o caos individual. Oliveira explica que ?para chegar ao resultado desejado, aboli a contagem na marcação dos passos. Cada um deve levar em consideração o corpo do outro e observar como aquele movimento influencia o seu próximo passo.? A música, que reúne cordas, percussão e vozes, recebeu um tratamento eletrônico.

 

No subsolo do Teatro, no Salão dos Arvos, haverá uma exposição aberta ao público sobre o processo de produção das coreografias, com fotos, croquis de cenografia e iluminação, além de vídeos com o depoimento de todos os artistas envolvidos.

 

O Teatro Municipal é filiado à Associação Viva o Centro e tem contribuído com o processo de requalificação do Centro de São Paulo.

 

Serviço

Teatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Tel. (11) 3222-8698

5, 6 e 7/7, às 21h, e 8/7, às 17h

Ingressos:

Tel. (11) 6846-6000

www.ticketmaster.com.br

R$ 10 a R$ 15

Metrô Anhangabaú

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.