Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Balé da Cidade
de São Paulo apresenta
Por Wellington Alves
Uma diversidade de sons, ritmos e movimentos que podem causar a sensação de angústia, conflito ou tensão. Essa é a temática das coreografias ?Khaos?, de Luis Fernando Bongiovanni, e ?Dicotomia?, de Luis Fernando Bongiovanni. Os espetáculos são interpretados pela Companhia 1 do Balé da Cidade de São Paulo, que se dividiu em dois grupos para as apresentações que vão desta quinta-feira (5/7) até domingo (8/7), no Teatro Municipal.
Bongiovanni e Oliveira começaram a criar as coreografias em março e há dois meses estão trabalhando com os bailarinos. Segundo a diretora da Cia. 1 do Balé da Cidade, Mônica Mion, ?aumentar o período de contato entre coreógrafos e bailarinos tem relação direta com o resultado do trabalho. Quanto melhor o entendimento da linguagem pelos intérpretes, maior a clareza para o público.?
?Dicotomia? nasceu de estudos dos escritos do filosofo grego Aristóteles referentes à essência das coisas. ?Resolvi explorar, nos movimentos, a oposição entre o que é e o que não é essencial?, disse Bongiovanni. No espetáculo, as cenas evoluem em solos, duos, trios e em conjunto, ao som de música eletrônica que trazia um contexto de oposição no trabalho.
Em ?Khaos?, os movimentos de cada bailarino são delimitados pelos dos outros, atendo-se aí a explorar o caos individual. Oliveira explica que ?para chegar ao resultado desejado, aboli a contagem na marcação dos passos. Cada um deve levar em consideração o corpo do outro e observar como aquele movimento influencia o seu próximo passo.? A música, que reúne cordas, percussão e vozes, recebeu um tratamento eletrônico.
No subsolo do Teatro, no Salão dos Arvos, haverá uma exposição aberta ao público sobre o processo de produção das coreografias, com fotos, croquis de cenografia e iluminação, além de vídeos com o depoimento de todos os artistas envolvidos.
O Teatro Municipal é filiado à Associação Viva o Centro e tem contribuído com o processo de requalificação do Centro de São Paulo.
Serviço Teatro Municipal Praça Ramos de Azevedo, s/nº Tel. (11) 3222-8698 5, 6 e 7/7, às 21h, e 8/7, às 17h Ingressos: Tel. (11) 6846-6000 R$ 10 a R$ 15 Metrô Anhangabaú
|