Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Belezas da cultura árabe em exposição no Centro
O Oriente Médio tem sido, como hoje também, palco de várias intrigas e guerras, com disputas em que entram em jogo interesses políticos, econômicos e de diferentes grupos religiosos. Para muitos árabes, a saída foi a imigração para a América Latina. ?Amrik ? Um Retrato da Presença Árabe na América Latina? é a mostra que entra em cartaz na Galeria Olido desta quarta-feira (9/8) até domingo (17/9). América em árabe significa amrik.
Trata-se de uma grande exposição fotográfica, que busca abordar a cultura árabe pelo olhar de 23 fotógrafos diferentes, nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Peru, Chile e Brasil. Além das fotos, haverá debates, palestras, mostra de cinema, danças e barracas com comidas árabes na programação.
Uma das atividades muito aguardadas é a do geógrafo brasileiro Aziz Ab?Saber, que tem o pai libanês, e fará um debate na quarta-feira (16/8) sobre o tema: ?A Importância da Imigração Árabe no Brasil?. A entrada é gratuita para toda a programação.
Os promotores do evento são o Instituto da Cultura Árabe, a Imprensa Oficial e a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, com iniciativa do Ministério das Relações Exteriores.
Confira a programação:
9/8 ?Vitrine da Dança? com Márcia Dib e Grupo Mabruk 18h30 às 19h30 Apresenta danças folclóricas da Síria e faz explicações sobre os temas
?Apresentação Musical?, com Cláudio Kairouz e Samir Souri 19h30 às 20h Os dois estudaram música no Líbano
11/8 e 12/8 ?Gastronomia Árabe? 14h às 19h Barracas com comidas típicas árabes para venda
16/8 ?Vitrine da Dança?, com o grupo Nour El Raim 18h às 20h Apresentação de danças orientais
?A Importância da Imigração Árabe no Brasil? 19h30 Palestra e debate com Aziz Ab?Saber, presidente de honra da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica, geógrafo e escritor Na Sala Paissandu
26/8 ?A Cobertura da Mídia e a Imprensa nos Países Árabes? 19h30 Palestra e debate com Mona Anis, jornalista, escritora e editora de cultura do Al-Ahram Weekly, jornal egípcio, coordenado pelo diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe, Francisco Miraglia. Espaço de Exposição
27/8 ?A Mulher no Mundo Árabe Contemporâneo? 19h30 Palestra e debate com Afaf El Sayyed, escritora egípcia, com a coordenação do professor de língua e literatura árabe Mamede Jarouche Espaço de Exposição
29/8 ?Dîvân de Poesia e Dança? 19h30 Leitura de poesias árabes e brasileiras coordenadas pela escritora Lelia Romero e pela professora de língua e literatura árabe Safa Jubran Sala Paissandu
30/8 ?Vitrine da Dança?, com Leandra Younes e o grupo Entreventres 18h às 20h Influências culturais na dança oriental, incluindo a dança do ventre
29/8 à 3/9 ?Cinema Árabe? Sessões às 17h e às 19h, com exceção de ?O Povo Brasileiro?, que será às 18h. Veja o ciclo:
?O Povo Brasileiro? - Matriz Lusa -18 h
?Selves and Others? - Um Retrato de Edward Said - Documentário da diretora Emmanuelle Hamon sobre o intelectual palestino Edward Said. Duração 53 min, cores, ingles legendado. 2003.
?Escritores das Fronteiras? - Documentário dirigido por Samir Abdallah e José Reynes no qual oito escritores do Parlamento Internacional de Escritores (José Saramago entre outros) visitam o renomado poeta palestino Mahmud Darwish na Palestina. Duração 80 minutos, cores, legendas em português. 2004.
?Sendo Osama? - Documentário dirigido por Mahmoud Kaabour and Timothy Schwab faz um retrato de seis cidadãos de Montreal, Canadá, chamados Osama. Ao acompanhar a vida desses árabe-canadenses, os diretores fazem uma reflexão sobre o preconceito que surge no conflito criado entre "Oeste" e o "mundo islâmico". Duração: 42 minutos, legendas em português, 2004.
?Sob o Céu do Líbano? - Dirigido por Randa Chahal Sabag. Garota de 16 anos vive em uma vila no Líbano, na fronteira com Israel. Prometida em casamento ao primo que vive do outro lado, Lamia irá viver na travessia uma paixão que se torna difícil por causa das barreiras que se erguem na região. Duração: 80 minutos, legendas em português, 2003.
?A Grande Viagem? - Dirigido por Ismaël Ferroukhi. Semanas antes de seu exame de ingresso na faculdade, Réda, um jovem muçulmano que vive no sul da França, é obrigado a levar seu pai numa viagem cujo destino é a cidade sagrada de Meca. O rapaz e seu pai não têm nada em comum. O diálogo está reduzido ao mínimo dispensável. O filho quer experimentar a viagem a seu modo. Seu pai, no entanto, reclama respeito e atenção. Cruzando diversos países e conhecendo pessoas de todos os tipos, mantêm um relacionamento cauteloso. Como poderiam criar laços de comunicação se não existe nada em comum entre eles? Percorrendo milhares de quilômetros através da Itália, Sérvia, Turquia, Síria, Jordânia até a Arábia Saudita, a odisséia de pai e filho cria espaço a muitas descobertas. Duração: 108 minutos, legendas em português, 2005.
|