Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Bovespa inaugura comitê para alinhar o país a padrões internacionais na área contábil

Bovespa inaugura comitê para alinhar o país a padrões internacionais na área contábil

16/08/2006

Bovespa inaugura comitê para alinhar o país a padrões internacionais na área contábil

 

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16/8) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no Centro da cidade, foi lançado oficialmente o Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Sua função: estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações, além de centralizar e uniformizar a produção de procedimentos contábeis, a fim de estabelecer, em médio prazo, um único conjunto de normas para aplicação no Brasil, adequado aos padrões internacionais.

 

O Comitê, constituído pela Resolução nº 1.055, de 07 de outubro de 2005, do Conselho Federal de Contabilidade, é uma iniciativa de seis entidades e reúne toda a comunidade afim ao assunto, desde profissionais da área contábil até usuários e acadêmicos. São elas: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nacional), Bovespa, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). E conta com o apoio de importantes órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central do Brasil.

 

Importância da medida

 

A adoção de um único conjunto de normas contábeis, reconhecido internacionalmente, facilitará o processo de decisão dos investidores, contribuindo para a solidez do mercado de capitais no Brasil. Também permitirá maior atração de capital para o país e a redução do seu custo, na medida em que a percepção de risco será menor, além de estimular o aumento dos investimentos e do comércio transnacionais. Outro benefício para as empresas será a diminuição do custo de preparação de demonstrativos contábeis para atender a diferentes critérios, como ocorre atualmente.

 

Para a execução dos trabalhos, o Comitê está estruturado em quatro coordenadorias: Operações, que cuidará da viabilização da estrutura física e operacional; Relações Institucionais, responsável pelo seu relacionamento com as entidades reguladoras e órgãos do governo; Relações Internacionais, que representará o Comitê junto a organismos governamentais e privados no exterior e acompanhará os assuntos discutidos pelas entidades internacionais; e Técnica, que irá tratar do processo de elaboração dos pronunciamentos a serem emitidos.

 

A Bovespa está entre as instituições patrocinadoras da Associação Viva o Centro.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.