Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Caixa Cultural revela cineasta Maya Deren ao público brasileiro
Desta quarta a domingo (8 a 12/4), a Caixa Cultural oferecer ao público paulistano a oportunidade de assistir à mostra de cinema norte-americano independente ?O Cinema de Maya Deren?. O projeto reúne os impressionantes curtas-metragens produzidos entre as décadas de 40 e 50 pela cineasta, considerada um ícone da vanguarda do cinema independente e experimental norte-americano que influenciou toda a cultura cinematográfica do pós-guerra.
Deren foi também dançarina, escritora, poetiza, coreógrafa e fotógrafa. Do público brasileiro é praticamente desconhecida, mas em seu país foi referência para o olhar de toda uma geração de cineastas, como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e Michael Snow.
Maya Deren iniciou sua carreira ao lado de artistas vanguardistas, como Marcel Duchamp, e produziu seus trabalhos na concorrente de Hollywood. Seus filmes inovam pela profundidade dos temas e pela ousadia na estruturação da narrativa, que utiliza recursos simples e extrema criatividade ? como a continuidade do movimento do ator ou dançarino que leva a uma mudança de espaço físico ? para criar efeitos de descontinuidade na cena, estabelecer múltiplos olhares simultâneos e desdobrar diversas camadas de sentido.
O projeto ?O Cinema de Maya Deren? promoverá também um debate aberto ao público com Daniela Castro, historiadora de Arte e Estudos da Cultura Visual, e os jornalistas Marcelo Rezende e Vitor ngelo. O encontro será realizado sábado (11/04), às 17h, no Auditório do 6° andar da Caixa Cultural.
Serviço Caixa Cultural Praça da Sé, 111, 6° andar Tel.: (11) 3321-4400 Grátis Metrô Sé
|