Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Calixto em telas que resgatam nossa história recente

Calixto em telas que resgatam nossa história recente

16/06/2005

Calixto em telas que resgatam nossa história recente

Obra de Benedito Calixto - Largo do Brás

 

Telas de um dos grandes representantes da pintura de paisagem e de episódios históricos que marcaram a transição do século XIX para o XX, o artista plástico Benedito Calixto, são generosamente franqueadas ao público no Espaço Cultural BM&F, no Centro de São Paulo, a partir desta semana. A mostra é inaugurada para convidados nesta terça-feira (26/7), às 18h, e abre para todo o público no dia seguinte, quarta-feira (27/7).

 

São 24 pinturas a óleo reunidas sob a curadoria de Luzia Portinari Greggio, que retratam com maestria o início das mudanças ocorridas no Estado de São Paulo com o processo de modernização ainda hoje em curso, gerador de transformações radicais nas cidades, no campo e no litoral. É ver a história de São Paulo pelas cores de Calixto, ou seja, a passagem de uma fase eminentemente rural para a industrial subseqüente, com a explosão populacional da capital e arredores. As obras de Calixto remetem a um passado recente, revelando cenários hoje quase irreconhecíveis, dada a aceleração que caracterizou as transformações vividas por São Paulo.

 

Ladeira General Carneiro era assim em 1860

Autodidata, pintor, professor, historiador e ensaísta, Benedito Calixto de Jesus,  nascido em 1853 na cidade de Conceição de Itanhaém, litoral de São Paulo, viveu de sua pintura realizando inúmeros trabalhos

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.