Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Casa da Bóia, 110 anos apostando no Centro
Na próxima segunda-feira (19/5), são comemorados os 110 anos de atividade da primeira fundição de cobre do Brasil, no casarão centenário da Rua Florêncio da Abreu, 123, Centro de São Paulo. O casarão sede da empresa, construído em 1909, é um dos poucos que restaram na Rua Florêncio de Abreu, restaurado seguindo critérios técnicos rigorosos.
A história da empresa está intimamente ligada à história do Centro de São Paulo, onde nasceu e de onde nunca saiu. A arquitetura do casarão, expressa em estilo ?art-noveau?, prima pelos detalhes da fachada, construída em granito cinza claro, com arcos, colunas e balcões ricamente trabalhados, gradil de ferro fundido artesanalmente, vidros jateados, portas de madeira maciça, arabescos e imagens mitológicas. Mário Roberto Rizkallah, neto do fundador da empresa, e atual diretor, tomou a iniciativa de buscar seu resgate histórico em 1997.
?Sempre admirei a arquitetura de locais como as cidades históricas de Minas Gerais e as centenárias cidades européias?, diz Rizkallah. ?Os trabalhos de restauração destes imóveis sempre me interessaram muito. Do mesmo modo tinha em minhas mãos um patrimônio arquitetônico muito rico e que estava se deteriorando. Antes que fosse muito tarde resolvi intervir.?
Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, que desenvolveu o projeto de estudo ?Florêncio de Abreu Atrás da Fachada? e das Tintas Ypiranga, que forneceu as tintas para a restauração, a empresa Gepas, Arquitetura e Restauração, que por meio de concorrência, foi contratada para executar as obras.
Para comemorar os seus 110 anos, a Casa da Bóia dá continuidade a seu resgate histórico. Desta vez será a loja que passará por uma restauração. ?Ao observarmos antigas fotos, vimos pinturas nas paredes que não estavam mais lá. Resolvi investigar e prospectando as camadas de tinta descobrimos os desenhos originais que restauramos para comemoração dos 110 anos?, explica Mário Rizkallah.
Estas pinturas estão passando por um processo de restauração, assim como os balcões originais, que ainda hoje atendem os clientes. A restauração da loja poderá ser conferida a partir da segunda-feira pela imprensa e convidados, e do dia 20 pelo público.
Serviço Seg (19/5), 18h Missa solene com o organista Ricardo Pistori e a soprano Manuela Freua Mosteiro de São Bento Largo de São Bento, s/nº Seg (19/5), 19h Casa da Bóia Rua Florêncio de Abreu,
123, De 20 a 31/5 Exposição do acervo do Museu da Casa da Bóia Seg a sex, das 9h às 17h; sáb, das 9h às 12h
|