Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Casarão Santos Dumont, aberto ao público

Casarão Santos Dumont, aberto ao público

08/06/2005

Casarão Santos Dumont, aberto ao público

 

Depois de restaurado, o belíssimo prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, abre suas portas para o público. O Casarão Santos Dumont  abriga o mais novo museu de cidade, o Museu da Energia de São Paulo, que teve sua inauguração na terça-feira (7/6).

 

No acervo, materiais de referência da história do desenvolvimento urbano, industrial e tecnológico do Estado e também do País. Materiais que vão desde utensílios e equipamentos comuns no dia-a-dia das famílias brasileiras a lâmpadas antigas, peças de usinas, equipamentos usados para gerar eletricidade e 250 mil documentos fotográficos e 20 mil obras bibliográficas e cartográficas.

 

O Casarão Santos Dumont fica no bairro dos Campos Elíseos, no Centro de São Paulo. Construído em 1894 por um irmão do aviador, o casarão foi a residência da família até 1926. O imóvel que chegou a ser ocupado por sem-tetos no fim da década de 1990, em 2001 foi cedido à Fundação de Energia e Saneamento de São Paulo, que em 2003 iniciou a restauração. Foram gastos mais de R$ 3 milhões na obra, financiados pela iniciativa privada e por empresas estatais. Segundo a arquiteta responsável, Mariana Rolin, algumas peças originais, madeiras e pinturas do casarão não puderam ser recuperadas, pois o prédio foi muito deteriorado.

 

Riqueza cultural

 

A região dos Campos Elíseos, tanto quanto a região vizinha, Poló Luz-Santa Ifigênia, além de todo o Centro de São Paulo, é muito rica em construções típicas da arquitetura eclética característica do final do século XIX e começo do XX em São Paulo, e

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.