Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +Após quase 50 anos de abandono e invasões, o famoso Castelinho da Rua Apa foi reaberto hoje (6) como sede da ONG Clube Mães do Brasil, comandada pela ex-moradora de rua Maria Eulina Reis Hislsenbeck, que atende pessoas que vivem nesta situação.
O imóvel icônico, localizado na esquina entre a Rua Apa e a Av. São João, ganhou sua fama após ser palco, em 1937, de um crime até hoje sem solução, em que a esposa e os filhos do proprietário foram encontrados mortos. A partir daí, passou a ser visto como mal assombrado.
A ONG, que ocupava imóvel anexo ao Castelinho desde 1997, trabalha aspectos sociais, educacionais e culturais com crianças, cidadãos em situação de rua, dependentes químicos e catadores de papel do Centro. Após décadas de luta para conquistar o direito de usar o espaço como casa do projeto, o imóvel agora será utilizado para oficinas de corte e costura, modelagem, bordado, artesanato e marcenaria, além de projetos de produção de objetos sustentáveis para venda e abertura da cozinha nos finais de semana para uso por refugiados. As atividades organizadas são restritas aos assistidos pela ONG.
Construído no início do século XX, o castelo passou por uma reforma de R$ 2,8 milhões, custeada pelo governo do estado. Em 2004, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.