Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Celebração do Jubileu de 200 anos da Igreja de Santa Ifigênia
Este ano, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia comemora os seus 200 anos de vida, completados no dia 21/4, com uma rica programação. Entre as várias atividades que acontecerão durante o ano, na próxima segunda-feira (22/6), às 18h30 será realizada uma missa alusiva ao Jubileu, e em seguida, às 19h, haverá uma Sessão Solene com a presença de vereadores paulistanos. Toda a comunidade é convidada a participar.
Na ocasião, o Vereador Gabriel Chalita homenageará a paróquia que tem seu trabalho voltado para o povo, garantindo atendimento a sem-tetos e moradores de rua, está aberta a movimentos sociais e de auto-ajuda Atualmente a igreja trabalha em busca de recursos para conseguir a reforma do templo, que depende de patrocinadores interessados em investir em cultura utilizando a Lei Rouanet, pela qual a igreja tem aprovação no Ministério da Cultura.
História da Igreja
Desde o século XVII havia uma Capelinha com o nome de Nossa Senhora da Conceição, no alto do morro, sobre o Vale do Anhangabaú. Em seu lugar foi construída outra igreja que foi concluída em 1794. O Príncipe Regente, D. João, determinou que a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, para negros alforriados se estabelecesse na nova igreja, em 13 de fevereiro de 1801. Um cemitério foi construído atrás.
Como o bairro crescia, o bispo D. Mateus de Abreu Pereira transformou-a em matriz paroquial, sendo o Padre Antônio Paes de Camargo o seu primeiro pároco. Demolida em 1905, deu lugar à atual, concluída em 1912 e que foi Catedral provisória até 1954. Após grande reforma, recebeu o título de Basílica do Santíssimo Sacramento, em 1958. Assim as ruas laterais receberam os nomes de Conceição (atual Cásper Líbero) e Santa Ifigênia. O nome da rua Santa Ifigênia foi conservado, e passou também ao bairro.
Em 1938 a igreja passou aos cuidados dos Padres Sacramentinos, que a fizeram um centro de adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Hoje é uma Igreja que acolhe a todos os que desejam viver mais intensamente o Mistério Eucarístico em suas vidas e tem como pároco o padre Anísio Ferreira dos Santos - 32° de sua história.
Além disso, oferece também espaço para cursos profissionalizantes, alfabetização, reuniões de alcoólicos, neuróticos, marginalizados e discriminados pela sociedade urbana.
Serviço Igreja Santa Ifigênia Rua Santa Ifigênia, 30 Tel.: (11) 3229-6706 Metrô São Bento
|