Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Centro de São Paulo na próxima novela das 8
Ana Paula Carvalho
Não é de hoje que equipamentos, logradouros e ruas do Centro de São Paulo incrementam histórias e viram cenários da teledramaturgia. Quem não se lembra do feirante Juca, da novela "A próxima vítima", que tinha uma badalada barraca no Mercado Municipal? Ou ainda, dos grandes poetas da minissérie "Um só coração", que se reuniam em tradicionais hotéis, bares e teatros do Centro, e que em homenagem a esses, grandes equipamentos da região foram batizados com os seus nomes, a exemplo, a Biblioteca Mário de Andrade, que hoje é a segunda maior do país. Sem falar na Rua 25 de Março, na Ladeira Porto Geral e no Vale do Anhangabaú, que vira e mexe são cenários para personagens e programas dos mais variados segmentos. Agora chegou a vez do autor Sílvio de Abreu colocar o Centro de São Paulo no alvo da moda.
A próxima novela de Sílvio de Abreu, "Belíssima", que vai substituir "América" no horário nobre, na rede Globo, com estréia prevista para novembro, tem como tema central o universo da moda e o cenário principal é o Centro de São Paulo. O autor quer fazer uma novela diferente sobre o tema, com enfoque na cidade. Com modelos não só desfilando em lugares fechados, mas também em pontos de referência histórica, arquitetônica e popular. E nada melhor do que o Centro de São Paulo para encontrar tanta variedade de ambientes.
Já circula nos bastidores, que uma das cenas poderá ter a performance de uma modelo na torre de um dos ícones do Centro, o Edifício Altino Arantes, que abriga a sede do Santander Banespa. Outra cena poderá ser rodada no heliponto do prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. Em uma reunião na Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), Sílvio de Abreu teria pedido aos presentes que quem pudesse viabilizar apoios e contatos com os prédios históricos de São Paulo para as filmagens seria bem-vindo.
Personagens e personalidades
No elenco da trama já estão confirmadas as atrizes Glória Pires, Cláudia Abreu, Cláudia Raia e os atores Reinaldo Gianecchini e Toni Ramos. A protagonista de "Belíssima" será ninguém menos do que a dama das artes cênicas, Fernanda Montenegro. Sua personagem na trama é dona de uma confecção de lingeries que com toda certeza terá muitas beldades e grandes tops brasileiras desfilando na telinha com as peças íntimas confeccionadas por sua grife. A pedido da diretora da novela, Denise Saraceni, Fernanda fez laboratório na São Paulo Fashion Week, que terminou nesta segunda-feira (4/7), tudo para compor a personagem íntima da moda.
Gisele Bündchen, a top das tops, foi a primeira a ser convidada para participar da novela, o que não poderia ter sido diferente, pois a modelo é referencia mundial nas passarelas da moda. Mas Gisele não pôde aceitar o convite, porque a modelo mantém um contrato milionário com uma grife de lingerie nos EUA e não poderia aparecer vestida com esses trajes confeccionados por outra, até mesmo na ficção. A top model Adriana Lima também foi convidada e está negociando a sua participação. A beldade baiana, de 24 anos, está no auge da carreira nacional e internacional, sendo ela a top mais bem paga do Brasil depois de Gisele.
Na semana do Fashion Rio, na segunda quinzena de junho, foi anunciada a novela e distribuída ao público uma mini-lingerie para lançar a trama.
Indústria
A indústria da moda está entre as mais importantes no Brasil, gerando empregos e negócios. Foi a partir do início dos anos 90 que a moda passou a fazer parte, com mais intensidade e profissionalismo, de noticiários e reportagens na mídia impressa e eletrônica do País e, conseqüentemente, a ser assunto de interesse do público em geral.
A Galeria Prestes Maia, no Centro de São Paulo, foi oficialmente designada como sede do Arte Moda/Instituto Brasil de Arte e Moda, que a Abit está formatando para inaugurar em breve no local. Além da novela, a instalação do Arte Moda deverá contribuir, e muito, com a requalificação do Centro, uma bandeira levada há quase 14 anos pela Associação Viva o Centro, que também apoia essas iniciativas.
|