Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Centro Histórico se transformou em um grande palco
No último fim de semana (28, 29 e 30/8), o Centro Histórico de São Paulo foi palco para um grande evento: o projeto Ocupação Cultural, que tem como objetivo proporcionar aos paulistanos, visitantes, turistas, jovens e crianças um passeio pela cultura tradicional, com eventos simultâneos espalhados em vários pontos do Centro, como cinema na Praça de Sé, música no Largo São Bento, dança na Praça do Patriarca, teatro no Largo São Francisco e artes visuais no Pátio do Colégio.
A cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira (28/8), às 18h, na Praça da Sé. Na ocasião foi executado o Hino Nacional Brasileiro pelo coral da Universidade Uninove.Depois, atrações musicais se sucederam no palco, até o encerramento da noite, com a Escola de Samba Camisa Verde e Branco. No sábado (29/8), a festa começou às 9h, com apresentações circenses no Largo São Francisco e do grupo Cultural Herança Capoeira no Pátio do Colégio. Já o Largo São Bento teve muita música a partir das 12h, com artistas regionais. O encerramento do dia no local foi com a bateria da Escola de Samba Vai-Vai.
A Praça do Patriarca teve muita dança, de diversos gêneros, incluindo balé, street dance, dança clássica e contemporânea. Enquanto isso, o Pátio do Colégio abrigarou as artes visuais, com exposições fotográficas e oficina de grafite.
Ainda no sábado, às 19h a Praça da Sé se transformarou numa sala de cinema ao ar livre. O filme Dois Filhos de Francisco, do diretor Breno Silveira, será exibido em uma tela inflável, de 14 x 9 metros, num espaço para 1.200 pessoas sentadas.
No domingo (30/8), as atrações aconteceram na parte da manhã, com início às 10h, no Largo São Francisco, que teve teatro infantil, e na Praça do Patriarca, onde a Tribo da Dança fez uma apresentação de balé clássico. No Largo São Bento, a música teve início às 11h, com um sarau comandado por Pedro Paulo Trindade, que interpretou músicas brasileiras dos anos 20 e 30. O encerramento dos eventos foi no local às 14h, com os Violeiros do Parque tocando o Hino Nacional. Veja programação completa.
A organização do evento é da Empresa das Artes, com apoio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Sé, e das secretarias municipais de Cultura, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, SPturis, SPtrans, CET, GCM, Metrô, Polícia Militar e também associações e entidades representativas do centro da cidade. A Associação Viva o Centro apoia essa iniciativa.
|