Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Centro quer de volta Teatro Cultura Artística
O painel de Di Cavalcanti resistiu bravamente ao incêndio que destruiu no fim de semana um dos mais tradicionais teatros da cidade São Paulo, o Cultura Artística, no Centro. O símbolo é fortíssimo e motivador. Preservado o painel, a construção do novo Teatro Cultura Artística, com tudo o que há hoje de mais moderno em infra-estrutura para as artes cênicas e a música de concerto, mais do que um dever da sociedade paulistana representa um desafio estimulante.
O Teatro Cultura Artística, na Rua Nestor Pestana, fica em uma região culturalmente dinâmica, com tradição e muita garra para se renovar. Nos anos 60 e 70, o lugar foi uma referência para a juventude. Com programação ousada para a época, os teatros de Arena e Cultura Artística, o Cine Bijou, o bar Redondo e a ACM compunham um cenário de grande efervescência cultural e defesa da liberdade de expressão. Depois veio a decadência, mas a reação não tardou.
O próprio Cultura Artística, que durante anos esteve alugado para uma emissora de TV, conseguiu recuperar sua função. Abrigou a Sinfônica do Estado de São Paulo por décadas e, além da excelente programação musical recheada de espetáculos internacionais de primeira linha, abriu-se para grandes montagens teatrais, tendo em cena atores de ponta do cenário nacional. Pelos palcos do Cultura passaram pianistas Claudio Arrau, Arthur Rubinstein, Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Fritz Jank, Nelson Freire; os maestros Eleazar de Carvalho, Kurt Masur, Pierre Boulez, Zubin Mehta; os violoncelistas Mstislav Rostropovich e Yo-Yo Ma. E atores como Jardel Filho, Cacilda Becker, Alfredo Mesquita, Tônia Carreiro, Odete Lara, Procópio Ferreira, Paulo Autran, Marco Nanini, Marília Pera e muitos outros.
O perfil inquieto e culturalmente ativo dessa região onde fica o Cultura Artística passou por especial renovação a partir de 2000, quando ali chegaram dois grupos teatrais saudosos dos velhos tempos e muito antenados com a contemporaneidade artística: os Satyros e os Parlapatões, mas também o Studio 184, de Dulce Muniz, o Teatro X e alguns ateliês de artes plásticas.
A recuperação do Teatro Cultura Artística é, portanto, altamente necessária. E deve se inserir dentro da própria recuperação da Praça Roosevelt. ?A Viva o Centro, apesar de consternada, está certa de que as grandes noites de música e teatro oferecidas pelo Cultura Artística em seus 58 anos de existência justificam todo esforço que se fizer para reavê-lo?, diz o superintendente da Associação, Marco Antonio Ramos de Almeida.
Espetáculo continua A Sociedade de Cultura Artística, mantenedora do teatro, informou que foram mantidos os concertos desta segunda (18/8) e terça-feira (19/8), com a Orquestra Filarmônica de Liège . Possuidores de ingressos para o dia 18/8 assistirão ao concerto no Teatro Municipal de São Paulo . E os possuidores de ingressos para o dia 19/9, assistirão ao concerto na Sala São Paulo .
As sessões dos outros espetáculos que estavam em temporada no Teatro, ?O Bem Amado? e ?Toc-Toc?, estão temporariamente interrompidas. Os espetáculos serão transferidos para outros teatros a serem definidos e divulgados nos próximos dias. Os ingressos já adquiridos serão ressarcidos.
Para mais informações, a Sociedade de Cultura Artística atende ao PÚBLICO nos tels. (11) 3256-0223 e 3258-3344.
|