Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Centro vira piloto do projeto Cidade-Educadora

Centro vira piloto do projeto Cidade-Educadora

13/05/2005

A idéia é que a cidade se transforme em uma imensa escola

Centro  vira piloto do projeto Cidade-Educadora

 

Começou nesta segunda-feira (16/5) à tarde, no Pátio do Colégio, o curso de formação do Educador Comunitário para 50 profissionais da rede municipal de educação na área central. A iniciativa, piloto e que futuramente se estenderá a toda a cidade, decorre de ação conjunta Secretaria Municipal da Educação e Subprefeitura da Sé. Consiste na transmissão de conceitos pedagógicos de Cidade Educadora trazidos da Espanha para proporcionar a estudantes um aprendizado pós-aula em que o cosmo urbano é objeto e local de estudo.

 

A idéia é que a cidade se transforme em uma imensa escola. Os Educadores Comunitários recebem conhecimentos para organizar atividades com os estudantes nas diferentes escolas, desenvolver projetos educativos e buscar parcerias com a comunidade. O espanhol César Coll e a equatoriana Rosa Maria Torres são dois dos estudiosos que desenvolveram o conceito de Comunidades de Aprendizagem, propostos pelo Projeto Aprendiz na forma de Cidade Educadora e, ainda, Bairro-Escola.

 

O projeto tem patrocínio da Comgas e parceria do Aprendiz, cujos monitores vão capacitar os pedagogos. O treinamento tem 120 horas e vai até dezembro, com 16 encontros. A Comgas viabilizou a capacitação dos educadores, o transporte dos alunos nas atividades e a entrega, a todas as escolas participantes, do livro organizado pelo fundador do Projeto Aprendiz, Gilberto Dimenstein, "São Paulo 450 Anos Luz ? a redescoberta de uma cidade", e de guias com

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.