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Saiba Mais +A implantação de ciclovias no Centro de São Paulo vem causando polêmica entre os moradores, comerciantes e usuários da região.
Muitas vias do Centro são estreitas, fato que normalmente gera congestionamento de veículos. No Centro Histórico isso se agrava. Em ruas como a Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista, que tinham seus dois lados já totalmente ocupados por pontos de ônibus, de táxis, de motos e zonas de carga e descarga, a chegada das ciclovias acentua o problema. São ruas em que o estacionamento de veículos particulares de passageiros é proibido, sendo permitido apenas efetuar breves paradas para o embarque ou desembarque de passageiros.
O mais recente trecho de ciclovia
no Centro foi instalado na noite desta quinta-feira (21) no entorno
da Praça da Sé. Ao lado da Catedral da Sé já existe uma ciclofaixa,
na qual bicicletas só podem circular aos domingos, das 7h00 às
16h00. Segundo a CET, a ciclofaixa será unificada à ciclovia,
passando a poder ser usada todos os dias da semana.
Os estabelecimentos do calçadão interno do anel formado pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Benjamin Constant são abastecidos por meio desse anel. Todavia, como os 1.82 quilômetros de ciclovias do Centro Histórico estão posicionados junto ao calçadão, todos os veículos são agora obrigados a parar no lado oposto da rua. As mercadorias têm que ser transportadas até os estabelecimentos entre os veículos e as pessoas têm que atravessar a rua para chegar ao calçadão, o que pode causar mais congestionamento e até acidentes.
A título de comparação, um quarteirão padrão tem cerca de 10.000 metros quadrados, tendo portanto 25 metros quadrados em cada metro de meio-fio (ou guia, utilizada para separar a calçada da rua). O calçadão do Centro Histórico possui uma área com aproximadamente 180.000 metros quadrados, deixando cerca de 100 metros quadrados a cada metro de meio-fio. Com a chegada da ciclovia, esta área foi reduzida a zero. O posicionamento da ciclovia também obriga os pedestres a atravessarem-na para chegarem a pontos de ônibus e estações de metrô, situados do lado oposto do calçadão.
A Associação está preparando uma correspondência ao Subprefeito da Sé Alcides Amazonas e ao Secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto externando suas colocações a respeito.
Com o intuito de debater o tema, a Associação Viva o Centro irá receber na quinta-feira (28) Alexsandro Almeida, responsável da CET pela implantação de ciclovias, que irá explicar à população da região central os detalhes e critérios da instalação das ciclovias e também como está sendo feita a integração com os restantes equipamentos do Centro. Inscreva-se!