Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Comtur acata proposta da Viva o Centro e vai elaborar um Plano de Turismo para o Centro

Comtur acata proposta da Viva o Centro e vai elaborar um Plano de Turismo para o Centro

06/07/2006

Comtur acata proposta da Viva o Centro e vai elaborar um Plano de Turismo para o Centro

Fabio Mattos

Centro de São Paulo tem muito o que oferecer à turistas

 

O Conselho Municipal de Turismo de São Paulo (Comtur) aprovou, em sua última reunião, proposta da Viva o Centro para que a São Paulo Turismo, por meio de parcerias, desenvolva um Plano de Turismo específico para o Centro. A idéia da Associação, que tem assento no Comtur, é "reembalar" a região central, como já fizeram outras grandes metrópoles no mundo, e, assim, difundir a cidade com um destino atraente. Será formada uma comissão para propor um plano

 

?O turismo é o setor que atualmente mais emprega e mais gera renda. Está na hora de São Paulo dar melhor aproveitamento turístico a tudo de bom que existe no Centro?, saúda o superintendente geral da Associação, Marco Antonio Ramos de Almeida.

 

São Paulo, embora seja a cidade que mais recebe turistas no Brasil e também o principal destino do turismo de negócios em toda a América Latina, perde quando comparada a outras grandes metrópoles. Para ?vender? melhor essa cidade a primeira coisa a fazer, segundo Ramos de Almeida, é recuperar a marca, a identidade de São Paulo. ?A marca é hoje o principal fator para se vender um produto, uma empresa, uma cidade. E a marca, a identidade de qualquer metrópole, é dada por seu centro. Imagine-se alguma importante metrópole do mundo: Paris, Londres, Nova York.... e certamente o que nos virá à mente serão imagens de seu centro.?

 

No documento encaminhado aos conselheiros do Comtur com as justificativas de sua proposta, a Viva o Centro chama a atenção para o fato de que o Centro de São Paulo é uma área muito pequena, apenas 4,4 km 2 (menos de 0,5% da cidade), mas que abriga 8% dos empregos formais, 30% da área ocupada pelo sistema financeiro na cidade, é destino de 20% de toda movimentação diária de pessoas, tem a melhor infra-estrutura e a maior concentração de equipamentos culturais e de edifícios tombados e possui um comércio rico, diversificado e especializado, abastecendo todo o país.

 

?O momento, considerando as conquistas já alcançadas e o fato de o processo de requalificação da área ter se tornado irreversível, é de incentivar a visitação ao Centro, de trazer quem venha a passeio ou a negócios para conhecer os tesouros do Centro?, diz Ramos de Almeida. ?Para isso, é preciso melhorar a sinalização turística na região, instalar postos de informação, intensificar a segurança e incrementar a limpeza pública.? A Associação Viva o Centro propõe-se a colaborar em tudo o que for possível para a elaboração e implementação do Plano de Turismo para o Centro.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.