Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Comtur acata proposta da Viva o Centro e vai elaborar um Plano de Turismo para o Centro
?O turismo é o setor que atualmente mais emprega e mais gera renda. Está na hora de São Paulo dar melhor aproveitamento turístico a tudo de bom que existe no Centro?, saúda o superintendente geral da Associação, Marco Antonio Ramos de Almeida.
São Paulo, embora seja a cidade que mais recebe turistas no Brasil e também o principal destino do turismo de negócios em toda a América Latina, perde quando comparada a outras grandes metrópoles. Para ?vender? melhor essa cidade a primeira coisa a fazer, segundo Ramos de Almeida, é recuperar a marca, a identidade de São Paulo. ?A marca é hoje o principal fator para se vender um produto, uma empresa, uma cidade. E a marca, a identidade de qualquer metrópole, é dada por seu centro. Imagine-se alguma importante metrópole do mundo: Paris, Londres, Nova York.... e certamente o que nos virá à mente serão imagens de seu centro.?
No documento encaminhado aos conselheiros do Comtur com as justificativas de sua proposta, a Viva o Centro chama a atenção para o fato de que o Centro de São Paulo é uma área muito pequena, apenas 4,4 km 2 (menos de 0,5% da cidade), mas que abriga 8% dos empregos formais, 30% da área ocupada pelo sistema financeiro na cidade, é destino de 20% de toda movimentação diária de pessoas, tem a melhor infra-estrutura e a maior concentração de equipamentos culturais e de edifícios tombados e possui um comércio rico, diversificado e especializado, abastecendo todo o país.
?O momento, considerando as conquistas já alcançadas e o fato de o processo de requalificação da área ter se tornado irreversível, é de incentivar a visitação ao Centro, de trazer quem venha a passeio ou a negócios para conhecer os tesouros do Centro?, diz Ramos de Almeida. ?Para isso, é preciso melhorar a sinalização turística na região, instalar postos de informação, intensificar a segurança e incrementar a limpeza pública.? A Associação Viva o Centro propõe-se a colaborar em tudo o que for possível para a elaboração e implementação do Plano de Turismo para o Centro.
|