Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Comunidade do Centro de São Paulo, a convite da PM, começa o mês de julho discutindo segurança pública

Comunidade do Centro de São Paulo, a convite da PM, começa o mês de julho discutindo segurança pública

25/06/2009

25/06/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Comunidade do Centro de São Paulo, a convite da PM,

começa o mês de julho discutindo segurança pública

 

Jesus Carlos/ImagenLatina

Base comunitária móvel da Polícia Militar

Por iniciativa do comandante do policiamento do Centro de São Paulo (CPA-M1), cel. PM Marcos Roberto Chaves da Silva, a comunidade local poderá debater com autoridades, na próxima quarta-feira (1º/7), no Campus Paraíso da Unip, o que espera da segurança pública e, assim, também levar sua contribuição à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), a ser realizada em agosto, no Distrito Federal. A Associação Viva o Centro apoia inteiramente essa iniciativa e conclama seus associados e os participantes das Ações Locais a prestigiar o evento.

 

?É uma oportunidade inédita para fazer sugestões com vistas a um Centro realmente acolhedor para a população e seus visitantes?, diz o superintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida. O comando da PM na região emitiu convites para a 1ª Conferência Livre da Região Centro da Cidade de São Paulo a todas as unidades militares no Centro ? Bombeiros, Polícia Rodoviária, Centro Administrativo e Copom ? e entidades e instituições da sociedade civil, como os Consegs, a própria Viva o Centro, universidades e representações dos comerciantes. A meta é mobilizar a sociedade civil e o poder público para definir princípios e diretrizes orientadoras da Polícia Nacional de Segurança Pública.

 

Da parte da Viva o Centro, como o dia da 1ª Conferência Livre coincide com o da 5ª Reunião do Conselho Setorial de Segurança das Ações Locais, a entidade decidiu cancelar a reunião e convidar todos os diretores das Ações Locais, e não somente os de Segurança, a participarem do evento promovido pela CPA-M1. "Quem está no Centro diariamente, por ter estabelecimentos comerciais ou empresariais, morar, trabalhar ou estudar na região, como os participantes das Ações Locais, precisa contribuir com sugestões num momento desses. É muito importante que as Ações Locais estejam presentes", afirma o superintendente da Viva o Centro

 

A BM&FBovespa, associada à Viva o Centro, também está dando apoio à conferência com o patrocínio dos coffee breaks a serem oferecidos aos conferencistas.

 

Participar é importante

 

A 1ª Conferência Livre do Centro, na quarta (1º/7), das 8h às 18h30, nos auditórios da Unip da Rua Vergueiro (Liberdade), é aberta a todo e qualquer interessado e terá como pauta os mesmos seis eixos de discussão estabelecidos pelo Ministério da Justiça para a 1ª Conseg em Brasília. Estes já pautaram as conferências municipais preparatórias, entre elas a da capital paulista, em maio passado. São eles:

 

I. Gestão democrática, controle social e externo, integração e federalismo;

II. Financiamento e gestão da política pública de segurança;

III. Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;

IV. Repressão qualificada da criminalidade;

V. Prevenção social do crime e das violências e construção da paz;

VI. Diretrizes para o Sistema Penitenciário;

VII. Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

 

Segundo o comando da CPA-M1 é importante que os participantes reservem o dia 1º/7 inteiramente à discussão da segurança. Pela manhã os sete eixos serão apresentados e à tarde debatidos. ?É fundamental que o cidadão acompanhe a totalidade dos trabalhos para que tenhamos algo bastante consistente para sugerir?, diz o capitão PM Airton Luiz Vanzelli Filho, que faz parte do comitê organizador do evento. Em todas as regiões da cidade a PM fará conferências semelhantes com a mesma finalidade, embora em datas diferentes.

 

?Ao final, encaminharemos um relatório ao Ministério da Justiça que sistematizará nossas propostas para serem apresentadas na etapa nacional, em Brasília?, afirma o comandante da CPA-M1, cel. PM Marcos Roberto Chaves da Silva Chaves. ?Este é um momento inédito em nosso país, em que a sociedade civil e o poder público se mobilizam para definir princípios e diretrizes orientadoras da Política Nacional de Segurança Pública. Precisamos construir uma nova história e contamos com sua participação.?

 

Para participar, confirme presença pelos tels. (11) 3389-9019 e (11) 3389-9038 ou por e-mail cpam1p5@polmil.sp.gov.br, vanzelli@polmil.sp.gov.br, e indique o eixo temático de seu interesse.

 

Serviço

1ª Conferência Livre da Região Centro da Cidade de São Paulo

Unip - Campus Paraíso

Rua Vergueiro, 1.211

Metrô Paraíso

 

Programação da 1ª Conferência Livre da Região Centro da Cidade de São Paulo

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.