Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Conpresp anuncia o tombamento de 149 imóveis no Centro
O tombamento de 149 imóveis no Distrito Sé, no Centro de São Paulo, incluindo alguns que nem se imaginava que não fossem tombados ainda ? casos da Praça da Sé, Catedral da Sé e área ao redor do Pátio do Colégio ? foi anunciado nesta quarta-feira (25/7) pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp). O processo de tombamento desses imóveis foi iniciado em 2002 e finalizado somente agora, segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Cultura.
O anúncio do tombamento ocupa três páginas, 52 a 54, do Diário Oficial do Município de 25/7/2007. O conjunto de bens tombados inclui 149 edifícios, 6 praças, 4 viadutos e 20 obras de arte no Distrito Sé. A medida reconhece o valor histórico e arquitetônico da área e visa a preservar seu traçado urbanístico, importante para o processo de desenvolvimento da cidade.
Entre as vias que têm imóveis protegidos estão as ruas 25 de Março, São Bento e Tabatinguera e as avenidas do Estado e Brigadeiro Luís Antonio. O Conselho determinou ainda um perímetro de proteção para garantir a preservação do patrimônio arqueológico da região, que compreende a colina onde fica o Pátio do Colégio. Os projetos de intervenção em terrenos desse traçado deverão contemplar obrigatoriamente estudos preventivos de arqueologia acompanhados por profissionais habilitados. A área ao redor do Pátio do Colégio ? que inclui encostas da colina e sua vegetação ? também está protegida.
Entre as obras de arte tombadas pela medida está a escultura ?Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo?, de Amadeo Zani, localizada no marco de fundação da cidade. Os viadutos Dona Paulina e Boa Vista, assim como as praças João Mendes, Sé e Clóvis Beviláqua são outros exemplos de construções tombadas.
|