Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Costumes e história dos guaranis, na Caixa Cultural

Costumes e história dos guaranis, na Caixa Cultural

29/09/2006

 

Costumes e história dos guaranis, na Caixa Cultural

 

Atualmente existem quase 350 mil índios no Brasil, ou seja, 0,2% da população nacional, sendo que no Estado de São Paulo são somente 2.716. O número talvez não seja expressivo, mas os indígenas ainda mantêm suas tradições e costumes e quem desejar conhecê-los pode ir até a Caixa Cultural no projeto ?Aldeias Guarani Mbya na Cidade de São Paulo?, que abre neste sábado (30/9), às 9h.

 

No programa serão realizadas palestras, lançamento de livro e mostra fotográfica sobre as quatro aldeias Guarani Mbya existentes na cidade. A fotógrafa Rosa Gauditano desenvolveu uma oficina fotográfica com as crianças indígenas para que retratassem seus próprios costumes através de imagens. O resultado é que na exposição estarão 20 fotos de Rosa e 20 fotos feitas por seus alunos.

 

Já o artista plático Parvat Frota Yepez trabalhou com os jovens indígenas utilizando desenhos. Na mostra ele irá expor 20 quadros próprios e 23 desenhos de alunos de suas oficinas de desenho.

 

Também será lançado nesta sexta-feira (29/8), às 19h30, um livro trilíngüe (português, guarani e inglês) sobre o programa ?Aldeias Guarani Mbya na Cidade de São Paulo?, que reúne entrevistas feitas por Maria Cristina Troncarelli com os guaranis. No local ainda haverá três palestras nos dias 5, 19 e 26/10, sem horário definido ainda, com professores guaranis.

 

A exposição fica em cartaz até 26/11 e na abertura neste sábado haverá um coral formado por crianças das Aldeias Guarani Mbya.

 

A Caixa Cultural é uma entidade mantida pela Caixa Econômica Federal, que é uma das instituições patrocinadoras da Associação Viva o Centro e contribuem na aceleração do processo de requalificação do Centro de São Paulo.

 

Serviço

Edifício Sé

Praça da Sé, 111, Centro

Tel. (11) 3107-0498

Entrada franca

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.