Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Criminalidade social é tema das Palestras Viva o Centro
Em continuidade à vertente sobre segurança iniciada no final de julho, o ciclo de Palestras Viva o Centro apresentou nesta terça-feira (7/8) o tema ?Criminalidade Social?, tendo como palestrante o Prof. João Ibaixe. O ciclo, inteiramente gratuito e direcionado a participantes das 45 Ações Locais e estabelecimentos comerciais, hoteleiros e culturais do Centro, é uma realização da Associação em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi.
João Ibaixe é advogado especialista em Direito Penal e presidente do Centro de Estudos sobre Problemas do Estado-Cenepe. Já atuou como delegado de Polícia Civil em São Paulo e hoje é professor de Direito Empresarial na Universidade Anhembi Morumbi. Segundo o especialista, o crime é uma ação atípica, antijurídica e culpável. ?A Lei estabelece a prisão em alguns casos, mas existem paradoxos que nos dificultam entender a criminalidade.? Para Ibaixe, a criminalidade social, baseada na falta de oportunidades para as pessoas mais pobres que encontravam no crime uma saída, está sendo substituída pela criminalidade como cultura de dinâmica social. ?Tenho a impressão de que não existe mais criminalidade social, mas cultural, pois não possui relação apenas com problemas na saúde e educação.?
O advogado lembra que os conceitos de cultura e civilidade são colocados em prática no espaço público e a intermediação entre esses dois fatores é feita pela política. ?O espaço público de que dispomos é a cidade. As Ações Locais, coordenadas pela Associação Viva o Centro, se tornam fundamentais, pois podem interferir e zelar por ele.?
Para Ibaixe, a globalização faz com que as pessoas se preocupem apenas em possuir as coisas, ocasionando que os que têm dificuldade em conseguir status apelem para atividades paralelas. ?Cria-se um conjunto cultural diferente do normal. O código de ética e a pauta de valores do indivíduo são alterados, propiciando um modelo cultural criminal.?
O ser humano, imerso no capitalismo selvagem, não se preocupa mais com o que ele é realmente em sua essência. Ibaixe acredita que vários jovens, por esse motivo, busquem no consumo de drogas a auto-realização que a sociedade não lhes propicia. Para ele, não adianta combater a criminalidade apenas aumentando o efetivo policial, mas envolvendo uma nova ideologia de sistemas policial, carcerário, legislativo e judicial penal.
A próxima palestra será sobre ?Violência Urbana e Segurança?, com o Prof. Caruso, e está agendada para 4/9, também às 17h. Caruso é cerficiado pela American Society for Industrial Security (Asis), especialista em segurança empresarial e de informações e coordenador dos cursos de Graduação e MBA em Segurança Empresarial da Universidade Anhembi Morumbi.
A Universidade Anhembi Morumbi é uma instituicão patrocinadora da Associação Viva o Centro e tem contribuído com o processo de requalificação do Centro de São Paulo.
Serviço Auditório da Associação Viva o Centro Rua Líbero Badaró, 425 ? 4º andar Inscrições pelo tel. 3556-8975 ou pelo E-mail: eventos@vivaocentro.org.br
|