Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +A Viva o Centro recebeu na manhã de quarta-feira, dia 16, Alcides Amazonas, novo Subprefeito da Sé, que abordou várias questões relacionadas ao Centro e falou sobre as primeiras medidas a serem tomadas na sua gestão.
Alcides Amazonas fez um panorama geral sobre a situação da região central e começou pela recuperação do Centro. "O nosso Centro é bonito, é um cartão postal. Gosto de parar e apreciar a beleza do Centro. É verdade também que essa beleza está degradada, que é preciso intensificar esse processo de recuperação. O desafio para a região central é fazer mais do que está previsto no plano de metas".
O Subprefeito abordou também algumas situações consideradas "crônicas", como o lixo deixado por caminhões no entreposto do CEAGESP no Parque D. Pedro II - sobre o qual já teve três reuniões para definir a regulamentação -, a falta de democratização dos espaços urbanos, usuários de drogas, gastos com a varrição, população em situação de rua - 55% das 15 mil pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo está no Centro.
Uma das primeiras iniciativas da gestão de Alcides Amazonas foi requisitar um levantamento, que ainda está em curso, dos baixos dos viadutos. A ideia é estabelecer parcerias com a iniciativa privada tendo em vista a ocupação de algumas dessas áreas. "Vamos regulamentar os que já têm uma destinação e estão bem ocupados. Os baixos dos viadutos não podem ser ocupados de forma clandestina ou irregular. Já houve, por exemplo, incêndios que comprometeram a estrutura dos viadutos", afirmou.
Alcides Amazonas também revelou que a questão do calçamento e dos calçadões do Centro foi dos primeiros assuntos a serem colocados na pauta da Subprefeitura da Sé pelo prefeito Fernando Haddad. "Esse tipo de calçamento está superado. Vamos ter que resolver isso com as concessionárias que atuam na região central. Remendos não deixam o calçamento como estava antes, além de ficar feio", disse o Subprefeito.
Alcides Amazonas explicou que o impasse na renegociação da dívida da cidade de São Paulo reduziu drasticamente os recursos da Subprefeitura, o que tem impedidoa realização de projetos considerados benéficos para a região central.
O Subprefeito disse querer a Associação Viva o Centro como uma aliada no processo de revitaliação do Centro e colocou-se à disposição da população para juntos buscarem as melhores soluções para a região central. "Todos nós queremos um Centro melhor, onde tenhamos prazer de circular, de dia e de noite. Estamos na mesma empreitada. Devemos convencer o prefeito do que é bom para o Centro. Não é o subprefeito quem está dizendo isso. É quem vive e trabalha no Centro", concluiu.
Após sua explanação, o Subprefeito respondeu a questões colocadas pela plateia. Ao final, o supertintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, agradeceu a presença do Subprefeito e garantiu que ele pode contar com a entidade para tudo o que redunde em benefício para o Centro e para a cidade.