Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
David Sim visita a Viva o Centro
Associado do escritório de arquitetura Jan Gehl Architects, um dos mais importantes da Europa com sede em Copenhague, o arquiteto David Sim visitou a Viva o Centro acompanhado do diretor executivo do Institute for Public Transportation & Development Policy (ITDP), Walter Hook, para trocar mais informações sobre os estudos realizados sobre requalificação de áreas centrais. Sim participou do último seminário Aula São Paulo, na segunda-feira (24/7), e confirmou a possibilidade de uma parceria com a Associação.
Sim e Hook foram recebidos pelo coordenador do departamento técnico da Viva o Centro, Victor Eskinazi. O Jan Gehl Architects trabalhou de modo crucial na requalificação do Centro de Copenhague como contratado da prefeitura local. Coube ao escritório projetar a implantação de calçadões e ciclovias no centro da capital dinamarquesa. O escritório trabalhou também na requalificação de outras áreas centrais como a de Melbourne, na Austrália, e desenvolveu em 2004 um estudo para a região central de Londres, trabalhando para a Central London Partnership (CLP), cuja presidente, Patrícia Brown, visitou a Viva o Centro em junho deste ano. O ITDP é uma entidade de Nova York voltada ao desenvolvimento do transporte sustentável e igualitário.
Para Sim, o Centro de São Paulo possui boas áreas públicas para a população, mas com acesso restrito. Ele acredita que as ruas da região central estejam muito institucionalizadas, precisando de atrativos que tragam mais pessoas para o Centro.
Sim explicou a mecânica dos levantamentos que seu escritório faz em estudos sobre áreas centrais. Nisso, ele destaca a importância do uso da fórmula aplicada tanto pela CLP como pela Alliance for Downtown New York e a Times Square Alliance. Proprietários locais firmam acordo e pagam um adicional no imposto devido à Prefeitura que, por sua vez, transfere o excedente a essas entidades da sociedade civil organizada para ser aplicado em benfeitorias em prol requalificação da área central das cidades.
?Public Spaces Public Life? e ?New City Spaces? são dois livros produzidos pelo Jan Gehl Architects com os quais Sim presenteou a Biblioteca da Associação. Ele confirmou o interesse de uma parceria com a Viva o Centro para a elaboração de estudos em conjunto sobre a requalificação do Centro de São Paulo.
|