Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Defesa Civil volta a decretar estado de alerta por causa da baixa umidade do ar

Defesa Civil volta a decretar estado de alerta por causa da baixa umidade do ar

25/08/2010

25/08/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

  

Defesa Civil volta a decretar estado de alerta por causa da baixa umidade do ar
 

Na tarde desta quarta-feira (25/8), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, voltou a decretar estado de alerta em toda a cidade, pois a umidade relativa do ar encontrava-se em torno de 19%, um ponto percentual abaixo do registrado na segunda (23/8).

Sem medidas preventivas, podem ocorrer os seguintes sintomas: dores de cabeça e irritação dos olhos, nariz, garganta ou na pele; aumento do risco de desidratação e de doenças respiratórias; garganta seca, voz rouca e até inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz e sangramento; conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco; aumento da pressão arterial e arritmia cardíaca, devido ao aumento de poluentes no ar, podendo levar ao infarto pessoas com problemas cardiovasculares.

Recomendações

? Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h.
? Não praticar exercícios entre 11h e 15h.
? Ingerir bastante líquido para evitar desidratação.
? Não atear fogo em lixo e vegetação seca para evitar incêndios.


Cuidados adicionais

A baixa unidade do ar pode ocasionar diversos desconfortos, como o ressecamento dos olhos e narinas, e agravar problemas respiratórios. A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, recomenda:

? Crianças e idosos (os mais afetados pela baixa umidade do ar) devem ingerir bastante água, sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.

? Durante a limpeza doméstica, retirar todo acúmulo de poeira.
? Dormir em local sempre arejado e umedecido. No quarto, toalhas molhadas, recipientes (panelas ou bacias) com água e até umidificadores ajudam muito.

? Em caso de irritação de narinas e olhos, pingar soro fisiológico.

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.