Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Desfrute deste privilégio: "Guerra e Paz, de Portinari", no Memorial da América Latina. De graça

Desfrute deste privilégio: "Guerra e Paz, de Portinari", no Memorial da América Latina. De graça

22/03/2012

22/03/12

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Desfrute deste privilégio: "Guerra e Paz, de Portinari", no Memorial da América Latina. De graça

  

Divulgação

Os painéis têm 14 metros de altura por 10 metros de comprimento

Com pouco mais de um mês em cartaz, a exposição dos painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari (1903-1962), no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, já recebeu cerca de 53 mil visitantes. As obras, que podem ser vistas até 21 de abril, seguem depois para Oslo, na Noruega, e Tóquio, no Japão. Nos últimos 50 anos, os gigantescos e dramáticos painéis pintados por esse que é tido como um dos maiores pintores brasileiros do século XX, estiveram isolados na sede da ONU, em Nova York, sendo vistos quando muito somente por congressistas e alguns visitantes.

A exibição dos painéis no Memorial é tão importante que a coordenadora do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, professora Suely Avellar, juntamente com os organizadores da exposição, montou um programa educativo para que o maior número de estudantes de escolas brasileiras tivesse a oportunidade de vê-los. Logo na primeira semana em que foi aberto o agendamento, todas as vagas foram preenchidas por cerca de 170 escolas de diversas partes do país.

O programa educativo é oferecido a crianças a partir de seis anos, divididas em grupos de até 40 estudantes, orientados por dois monitores. As atividades começam com um passeio guiado pelo Salão de Atos, no Memorial, onde estão expostos os dois painéis "Guerra" e "Paz", com 14 metros de altura e 10 de comprimento e que foram as maiores e mais importantes obras da vida de Portinari.

Depois os grupos seguem para a Galeria Marta Traba, onde se acham os mais de 80 estudos preliminares realizados por Portinari para os painéis. Prosseguem na biblioteca, onde o estudante confere uma projeção com mais de 5 mil obras do artista e é apresentado ao Projeto Portinari, fundado há 33 anos pelo filho do artista, o professor João Candido Portinari, com o objetivo de catalogar e estudar a obra do artista. O tour é concluído no Ateliê, sala projetada para desenvolver atividades artísticas.

Um pool de patrocinadores se uniu para possibilitar a vinda desses painéis ao Brasil, da mesma forma que o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura, além de setores do Itamaraty se envolveram. É um privilégio poder desfrutar dessa exposição, inteiramente gratuita, a que muitas gerações foram privadas até agora.

Serviço
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Ter a dom, das 9h às 18h
Entrada franca
Metrô Barra Funda
Até 21/4

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.