Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Dom Fernando Antonio Figueiredo será empossado na APL nessa quarta (27/5)
Nesta quarta-feira (27/5), às 19h30, no Teatro Municipal, o bispo Dom Fernando Antonio Figueiredo será empossado Academia Paulista de Letras (APL) e ocupará a cadeira 36.
O evento gratuito contará com a participação do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, que fará um recital; Agnaldo Rayol, que cantará Ave Maria; e a apresentação do maestro João Carlos Martins e sua orquestra. Na ocasião, Dom Fernando Antonio Figueiredo prestará uma homenagem ao centenário da Academia Paulista de Letras.
Sobre Dom Fernando Figueiredo
Dom Fernando nasceu na cidade de Muzambinho (MG), no dia 1/12/1939. Cursou a Faculdade de Ciências Econômicas e só foi ordenado padre em 1967, aos 28 anos. Fez estudos de especialização em teologia dogmática e patrística, na França, onde concluiu sua licenciatura. Ele defendeu o doutorado em Roma e, em 1973, regressou ao Brasil. Nove anos mais tarde foi escolhido bispo auxiliar de Teófilo Otoni (MG). Dois anos depois, em 1986, foi eleito bispo coadjutor de Dom Quirino Schmidt, a quem sucederia, como bispo diocesano. Dom Fernando mudou-se para São Paulo somente em 1989, quando foi nomeado pelo papa João Paulo II como primeiro bispo diocesano da recém criada diocese de Santo Amaro, na zona sul da cidade. Durante oito anos, exerceu a função de presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) do Estado de São Paulo, que reúne mais de 45 bispos.
Algumas obras
Introdução à Teologia dos primeiros séculos da Igreja; Pensamento teológico e doutrina dos primeiros séculos ? vol. I, II e III; O homem na visão histórica do Mártir Justino; Catequeses pré-bastimais ? São Cirilo de Jerusalém ? séc. IV (tradução do grego e comentário da obra); Leitura espiritual: pôr-se à escuta do mistério da vida; autoridade e obediência na igreja. Publicação de inúmeros textos e participação em várias obras ? Editora Vozes, revistas e jornais diversos. Editor responsável de textos antigos: Discursos teológicos (São Gregório de Naziano ? séc. IV); A virgindade (Santo Ambrósio ? séc. IV); Os padres da Igreja e a questão social; O sacramento do batismo segundo Tertuliano (séc. III); As regras monásticas (São Basílio Magno ? séc. IV); Evangelização: conversão ? testemunho. Lema episcopal: A serviço do Evangelho
|