Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Prédio do Banespa, fotos de um ícone
Um dos cartões postais da cidade, o edifício-sede do Banco Santander Banespa, no Centro de São Paulo, está completando 59 anos e é o personagem principal das fotos de Alexandre Urch, em cartaz a partir desta segunda-feira (12/6), às 19h, no saguão do prédio. Esse espaço se transformou em importante sala de exposições existentes hoje no Centro Histórico.
Alexandre Urch costuma lembrar Henri Cartier-Bresson, o grande fotógrafo francês do começo do século XX, para explicar seu conceito da arte fotográfica: ?Fotografar ? dizia Bresson ? é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração?. As fotos clicadas por Urch revelam essa filosofia. Formado em design gráfico pela Escola Panamericana de Artes, fotógrafo autodidata, um apaixonado pela fotografia desde os cinco anos, Urch faz uma verdadeira declaração de ?amor? às sua arte e ao Centro de São Paulo, como parte deste ?louco e belo mundo em que vivemos?.
O Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Prédio do Banespa, é realmente um dos ícones da cidade, com seu desenho inspirado no Empire State Building de Nova York, a poucos metros do Mosteiro de São Bento, do Teatro Municipal e do Mercadão. Tem 161 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores e 1.119 janelas. Sua inauguração data de 1947, ao fim de um processo construtivo que levou oito anos. Fica nesse edifício a Torre do Banespa, com vista panorâmica do centro da cidade num raio de até 40 quilômetros e que recebe até 5.600 pessoas por mês.
Em seu saguão principal há um lustre de 13 metros de altura com 10 mil peças de cristal. Os 2º e 3º andares exibem exposição permanentemente de parte do acervo artístico do banco, constituído de 1.004 obras de artistas importantes da arte brasileira, como Manabu Mabe, Portinari e Di Cavalcanti. Há, também, 30.120 documentos históricos, 98 fotos, 66 tapetes, 930 móveis e 85 esculturas.
A mostra Edifício Altino Arantes pelas lentes de Alexandre Urch reúne nessa exposição 13 painéis fotográficos coloridos, produzidos nos últimos três anos. O maior deles mede 1m80 x 50 cm, intitulado ?Edifício Altino Arantes visto do Edifício Conde de Prates? (no Vale do Anhangabaú).
O Banco Santander Banespa é uma das instituições patrocinadoras da Associação Viva o Centro.
Serviço Edifício Altino Arantes Praça Antônio Prado, 6 Abertura nesta segunda (12/6) para convidados Exposição seg a sex, das 10h às 17h Entrada franca Até 30/6 Metrô São Bento
|