Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Em cena, como se encena uma ópera
Nesta segunda (11/7), na terça (12/7) e na quarta-feira (13/7), às 11h, no Teatro Municipal, acontecem as três últimas apresentações do projeto Cena Aberta sob o tema ?A Comédia na Ópera?.
Com direção cênica de Vivien Buckup, a Orquestra Sinfônica Municipal e integrantes dos corais Lírico e Paulistano, conduzidos pela narração do ator Fábio Herford, encenam trechos das óperas ?O Elixir do Amor?, de Donizetti, ?O Barbeiro de Sevilha?, de Rossini, ?As Bodas de Fígaro?, de Mozart, e da opereta ?O Morcego?, Strauss. A coordenação é de João Malatiam e Regina Elena Mesquita. A regência dos espetáculos fica a cargo dos maestros Paulo Nogueira, Mário Zaccaro e Mara Campos.
O projeto Cena Aberta tem o intuito de revelar ao público, no palco, como se faz uma ópera. A idéia é mostrar como a ópera é trabalhada desde a concepção da montagem até a seleção de cantores para o desempenho dos diversos papéis, que tipo de voz é adequado para cada personagem, passando pela criação da cenografia e dos figurinos, com informações sobre as funções do diretor de cena, do regente, do contra-regra, dos maquinistas, enfim, o que se passa nos bastidores de uma apresentação desse tipo.
Gratuito e com caráter educativo, o projeto foi idealizado pelo maestro Jamil Maluf. Os espetáculos destinam-se a introduzir estudantes e o público leigo no mundo dos espetáculos operísticos.
A partir de agosto, o Cena Aberta traz o tema ?A Tragédia na Ópera? e, para o final do ano, a equipe vai preparar um programa especial |