Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Em novembro, mostra sobre a floresta amazônica
Os elementos da natureza se misturam as lendas populares na exposição ?Raízes da Amazônia?, da artista plástica Eli Tosta. A mostra entra em cartaz nesta quarta-feira (1º/11), no Espaço Cultural da Estação República do Metrô e vai até o final do mês mostrando a vida das comunidades que vivem na floresta amazônica.
Eli Tosta fez em Roma sua pós-graduação em Arte Bizantina, mas teve a idéia de criar peças utilizando materiais como cascas, cipós, troncos e sementes e foi a Amazônia. Daí começou a ensinar aos povoados locais como fazer a mesma coisa para obter lucro. O projeto alcançou tal sucesso que hoje ajuda cerca de 800 comunidades na região.
Os trabalhos da artista plástica já foram vistos em outros países como Itália, França, EUA e Suíça. E não é para menos. Eli Tosta recebeu vários prêmios e títulos internacionais importantes como a Palma de Ouro, do Festival de Verão Elite Internacional de Arte Contemporânea, o 1º Lugar na Maratona de Arte Contemporânea nos EUA, e o título ?Mulher Cidadã do Mundo?, em Roma, em 2001.
Fantasia
Fogo, ar, terra e água. Os chamados quatro elementos fundamentais da natureza estão fortemente presentes no folclore amazônico e na exposição diante das lendas como a do Guaraná que remete ao elemento Terra. A lenda do Uirapuru relembra o elemento ar. A lenda de Tupã, o rei Sol, retrata o elemento fogo. E a lenda da Iara, Mãe das Águas, que recompõe um conto que o próprio nome sugere.
Procurando entender o pensamento das diversas esferas da população, Eli Tosta viaja incessantemente. Ela também participa da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. O objetivo da exposição no Centro de São Paulo é a conscientização sobre as questões ambientais e a responsabilidade social. A expectativa da organização é de que 2 milhões de pessoas visitem ?Raízes da Amazônia?.
Serviço Estação República do Metrô 1º/11 a 30/11 Entrada Franca
|