Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +Foi realizada na manhã desta sexta-feira (30) uma reunião com empresários, comerciantes e responsáveis por organizações públicas e privadas estabelecidas na região do Triângulo Histórico. O evento teve lugar na Associação Comercial de São Paulo e teve o intuito de mostrar como o Programa Ações Locais, o projeto Aliança pelo Centro Histórico e a comunidade local podem ajudar na melhoria das ruas da região.
O superintendente da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, começou por falar sobre o trabalho da Associação e apresentou o novo site, explicando ainda as suas funcionalidades e objetivo. Em seguida, destacou a importância do Triângulo Histórico e do Centro de São Paulo. "A cidade de São Paulo nasceu aqui. Há 200 anos, em 1810, tinha 5.000 moradores e era isto aqui. Este arruamento é o de 1810. A Associação não atua só nesta área. Nós trabalhamos em todo os distritos Sé e República, uma área de 4,4 quilômetros quadrados e que corresponde a 0,5% da cidade. Mas esses 0,5% recebe perto de 20% da população de São Paulo todos os dias, cerca de dois milhões de pessoas. Por isso precisa ser bem cuidada", afirmou.
Foi então apresentada a Aliança pelo Centro Histórico, programa de zeladoria urbana e marketing local criado pela Viva o Centro em 2009 e que conta com uma equipe de Agentes Comunitários que percorre a área do Triângulo Histórico todos os dias da semana e elabora relatórios sobre a região. Possui ainda uma base de apoio à comunidade, situada na Rua da Quitanda, 80, que é usada por turistas, policiais e cidadãos em busca de informações.
José Rafael Santos, Agente Comunitário da Aliança responsável pelas 19 ruas do Triângulo convidadas para a reunião, e a Anderson Rocha, coordenador da Aliança, foram apresentados aos presentes. "É um programa profissional e trabalhamos com grande interação com a Subprefeitura, áreas de assistência social, segurança, etc", explicou Marco Antonio.
O Programa Ações Locais também foi apresentado. "É um programa de voluntariado. Temos programado para o Centro (Sé e República) mais de 100 Ações Locais, sendo que, atualmente, há perto de 40 Ações Locais em funcionamento. Aqui na área do Triângulo Histórico são 11 Ações Locais, três delas situadas na Área Verde, que compreende as 19 ruas convidadas. É a estrutura que aglutina a comunidade e a participação é totalmente gratuita. Cada Ação Local possui um mini site dentro do portal da Viva o Centro", disse o superintendente da Viva o Centro, que também mencionou a realização das eleições das diretorias das Ações Locais, que ocorrem entre os meses de setembro e outubro.
Marco Antonio mostrou também outros projetos da Viva o Centro, como a Rede de Benefícios Viva o Centro e Campanhas. Sobre este último, salientou a campanha denominada "Embandeiramento", que comemora 20 anos em novembro e tem o objetivo de incentivar as empresas situadas no Centro a ostentar bandeiras. Falou ainda do mapeamento das câmeras existentes na área, fundamentais para melhorar a segurança da região. Marco Antonio mencionou ainda o trabalho da Viva o Centro para tirar os vendedores ambulantes das ruas do Centro, tornando as vias mais amplas e seguras.
Entre os presentes estavam os presidentes de Ações Locais Marcos Atanásio, Ação Local 15 de Novembro, Reinaldo da Silva, que representou Reginaldo de Castro, Ação Local Álvares Penteado/Patriarca, e Carlos Barros de Moura, da Ação Local Pateo do Collegio/Boa Vista.